18.1 C
Soledade
quarta-feira, 25 de maio de 2022

Feira do Livro nas escolas leva atividades culturais aos alunos

Ação antecede a 16ª edição da Feira do Livro do município

Antecedendo a 16ª Feira do Livro de Soledade, o Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) juntamente com os autores desta edição do evento, estão realizando um trabalho lúdico e educacional com alunos das escolas da rede municipal, estadual e privada do município.

A ação integra os princípios da Carta de Cidade Educadora e do programa “Viver Bem, Viver em Soledade”, sendo que teve início na segunda-feira (25) e se estende até essa sexta-feira (29). O trabalho consiste na visitação dos autores contemplados pelo projeto Garimpando Escritores Lapidando Leitores junto às escolas, a fim de conhecerem a realidade dos alunos e a forma com que suas obras foram trabalhadas no decorrer do ano.

De acordo com Thais Bedin, diretora do Departamento de Cultura de Soledade, anualmente, durante a Feira do Livro, é lançado edital para que escritores soledadenses possam ter o seu livro ou o lançamento da sua obra aprovada e custeada pelo projeto Garimpando Escritores Lapidando Leitores. “Em contrapartida, além da distribuição das obras aos educandários, os autores realizam esse trabalho de contação de história que, em anos anteriores, era disponibilizado diretamente no espaço da feira. No início do ano, a rede municipal de ensino recebe as obras desses autores, que são trabalhados ao longo dos meses, e em virtude disso, achamos prudente esse ano e para deixar o trabalho mais consistente, que esses autores pudessem não ser vistos somente na Feira do Livro, mas que pudessem ir até o espaço escolar, conhecer um pouco da realidade de cada escola e de que forma educacional e pedagógico foram trabalhadas as obras com os alunos”, destaca.

Crianças receberam visita de autores soledadenses

Além desse trabalho dos autores, as escolas também estão podendo prestigiar apresentações das oficinas do Centro Cultural. “Temos recebido um respaldo bastante positivo das escolas e dos pais. Com isso, estamos conseguindo fazer um chamamento para que nos dias da Feira do Livro as escolas venham ao espaço contemplar e fomentar o evento, onde teremos muitas obras à disposição da comunidade. Esse movimento nas escolas fará uma divulgação do evento, a fim de que os alunos estejam participando da nossa Feira do Livro”, salienta Thais.

A 16ª edição da Feira do Livro de Soledade tem como patronesse a professora, escritora, poeta e ativista cultural, Nurimar Bianchi. O evento será realizado entre os dias 05 a 07 de novembro no Largo da Matriz e promete contemplar todos os gostos da comunidade soledadense e dos visitantes que estarão participando da programação.

Fotos: Divulgação

Destaques

Últimas notícias