18.2 C
Soledade
terça-feira, 05 de julho de 2022

ANSIEDADE

A ansiedade é uma emoção natural que todos passam em algum momento da vida. Geralmente está ligada a preocupações, nervosismo e medo intenso.

Cada pessoa pode senti-la de um modo diferente, uma vez que existem diferentes sintomas.

Apesar de ser considerado algo normal, devemos nos manter atentos à duração e intensidade dos sintomas, pois caso ela esteja afetando o dia a dia do sujeito, poderá ser considerada um distúrbio.

Apesar de a ansiedade ser pensada por muitos como um problema que afeta apenas o mundo adulto, ela tem ganhado evidência nas patologias da infância, afinal, crescer e adaptar-se no mundo pode ser angustiante.

- Advertisement -

O imediatismo da contemporaneidade nos coloca em uma condição de querer tudo “para ontem”. Um click rápido e até mesmo a possibilidade de acelerar os áudios nos deixam à deriva em um mundo ansioso e imediatista. Ensinar a paciência para as crianças requer envolve-los nas situações e fazer com que compreendam o processo de funcionamento das coisas.

Os sintomas podem até parecer normais, mas não devem ser ignorados, tendo em vista os prejuízos na vida de adultos e pequenos.

Alguns sintomas da ansiedade:

Insônia; falta de ar ou respiração ofegante; ataques de pânico; tremores; preocupação excessiva; tensão muscular; dor no peito; batimentos cardíacos acelerados; medos irracionais, dentre outros.

Nas crianças além desses sintomas, podemos verificar com frequência o medo de ficar sozinho, de ir para a escola, o sofrimento com a crítica e autocrítica exagerada.

O aprendizado acerca da compreensão dos processos envolvidos para chegar a um objetivo e a paciência podem reduzir a ansiedade e ajudar no equilíbrio emocional.

 Tanto adultos, quanto adolescentes e crianças podem movimentar hábitos no cotidiano que auxiliem a amenizar os sintomas ansiosos:

Escutar músicas que gosta; escrever sobre seus sentimentos; conversar com alguém que confie e goste; fazer exercícios físicos; meditação; yoga, dentre outros. E claro, procurar um profissional que possa lhe auxiliar em um processo de Psicoterapia.

Danieli Gugel de Oliveira Dall’Agnol

Psicóloga clínica – CRP 07/34173

Fone: (54)99635-1907

Destaques

Últimas notícias