21.3 C
Soledade
quarta-feira, 25 de maio de 2022

As festas de final de ano e as emoções

Ao se aproximar do final do ano, o clima natalino vai ganhando espaço… Decorações, enfeites, luzes, encontros, planos… Junto, nos provocam momentos de reflexão e maior expressividade de emoções para com amigos e familiares. Para a maioria das pessoas, trata-se de uma época feliz na companhia desses. Para outros, nem tanto… O modo de vivenciar essa época do ano é diferente para cada um. Tudo vai depender da relação que essas datas possuem com os acontecimentos de nossa vida e experiências da infância.

Para as crianças, especialmente, o fascínio do Natal encontra-se nas festas, presentes e na magia, onde prevalecem emoções positivas. No entanto, é importante observar que muito dependerá de como o adulto próximo a essa criança percebe e vivência essa época do ano.

Além disso, o fato de perder alguém ou experimentar uma separação torna mais difícil que o espírito de Natal venha à tona. É importante que nessas épocas do ano possamos dar espaço e reconhecer os nossos sentimentos. Também, o período nos convoca a refletir acerca deles a fim de compreendê-los, elaborá-los e aceitá-los poderá nos auxiliar a sentirmos melhor.

Uma autorreflexão é sempre bem-vinda, especialmente nesse período, que temos uma atmosfera que nos impulsiona para isso. O Natal fala de uma data de renovação, e nos traz a pensar sobre nosso posicionamento no mundo.

- Advertisement -

Renovar, recriar, reconciliar, recomeçar…

Que possamos desfrutar desse Natal, da maneira que mais nos faz sentido!

Feliz Natal!

Destaques

Últimas notícias