21.3 C
Soledade
quarta-feira, 25 de maio de 2022

AUTOIMAGEM

A autoimagem é a visão que temos de nós mesmos. A maneira como construímos nossa autoimagem dependerá em grande parte dos nossos relacionamentos. Cabe salientar a importância que a família tem nesse processo, inicialmente pelo olhar da mãe, depois do pai, avós, amigos, etc.

Quando pequenos ainda não temos capacidade de entender o que nossos pais pensam ou falam sobre nós. Mas crianças são “esponjas” que captam tudo à sua volta. Com base nisso, vão criando seus registros e suas marquinhas, fundamentados no que é real ou até mesmo fantasiado, impactando profundamente na forma de pensar, sentir, agir e determinando a forma de se enxergar.

Assim, vamos cultivando crenças sobre quem somos, do que somos capazes e do que acreditamos ser merecedores. Tudo deve ser “compatível” com aquela imagem que está sendo criada. Por exemplo: se os pais afirmam com frequência que o filho é atrapalhado ou que não é inteligente, essa criança poderá basear seu modo de agir como tal, “confirmando” a imagem que está sendo lhe passada.

Por isso, sempre é importante estar atento à forma de falar com a criança, evitando reducionismos, de modo que poderá impactar em uma autoimagem negativa. Isso poderá repercutir não apenas na infância, na medida em que os efeitos se estendem para a vida adulta, gerando sentimentos de inadequação que poderão atingir várias esferas da vida. Além disso, ansiedade, medo, insegurança, pessimismo e desvalor, podem ser aspectos que acompanharão a vida desse sujeito.

- Advertisement -

Assim, torna-se muito importante o processo de psicoterapia, no sentido em que propicia um espaço de investigação e compreensão da história, buscando a origem desses sentimentos que interferem atualmente (de forma consciente ou inconsciente), limitando e/ou trazendo sintomas e prejuízos na vida da pessoa.

Repensar a autoimagem, desconstruir o olhar depreciativo e reconstruir um novo olhar sobre nós mesmos poderá proporcionar entendimento e liberdade sobre quem somos de verdade.

Danieli Gugel de Oliveira Dall’Agnol

Psicóloga clínica – CRP 07/34173

Fone: (54) 9.9635-1907

Destaques

Últimas notícias