21.3 C
Soledade
quarta-feira, 25 de maio de 2022

Instabilidade de humor na gestação

Apesar de a gravidez ser caracterizada como fenômeno normal na vida humana, durante o período gestacional várias mudanças e adaptações ocorrem no organismo da mulher. Essas mudanças são mediadas por vários fatores, dentre eles: físicos, hormonais, psíquicos e sociais, que se sobrepõe. Tudo isso aliado ao que é atual, passado, a mãe e a filha que se encontram nessa mulher.

As profundas mudanças decorrentes da gestação provocam transformações não só no organismo da mulher, mas também em seu bem-estar, na medida em que esse evento altera seu psiquismo. Com isso, existe a necessidade de reestruturação em várias dimensões, especialmente no que diz respeito à mudança de identidade e a nova definição de papéis na vida familiar.

Essas alterações aumentam a sensibilidade feminina e deixam as mulheres mais vulneráveis emocionalmente, o que poderá resultar em certa instabilidade emocional, marcada pela fragilidade e hiperemotividade. Dentre as sensações percebidas pelas gestantes, destacam-se: irritabilidade, cansaço, choro frequente, insegurança, incerteza, medo do que é desconhecido e até mesmo tristeza. Também não é incomum que as gestantes identifiquem a ansiedade como um componente emocional que as acompanha.

Isso segue no sentido contrário ao de uma crença popular amplamente difundida de que a gravidez é um período de alegria para todas as mulheres. A intensidade das alterações psicológicas dependerá de fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e da personalidade da gestante.

- Advertisement -

Nesse sentido, não podemos deixar de pontuar acerca da importância de uma rede de apoio, além do envolvimento paterno durante a gestação. Fatores esses, muito importantes no que diz respeito ao cuidado, especialmente com a saúde mental da gestante.

O pré-natal também é extremamente importante, não apenas para prevenir situações adversas potencialmente decorrentes do processo gestacional, mas também na prevenção e controle de agravantes psicológicos, na medida em que estão assistidas por um profissional capaz de identificar o que está ou não dentro da normalidade.

Danieli Gugel de Oliveira Dall’Agnol

Psicóloga – CRP 07/34173

Fone: (54)99635-1907                       

Destaques

Últimas notícias