21.3 C
Soledade
quarta-feira, 25 de maio de 2022

Janeiro Branco

Você já ouviu falar sobre o janeiro branco? Trata-se de uma importante campanha criada no Brasil (e que já conquistou outros países) que tem como objetivo conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Normalmente, o mês de janeiro é associado simbolicamente aos “inícios”. Um novo ano, um novo tempo para refletir, planejar, reescrever a nossa história, rever metas… Como uma tela em branco, temos uma nova chance de nos inspirar, desenhar e redesenhar a nossa história de vida.

A campanha nos convoca a refletir, conscientizar, dialogar, quebrar paradigmas e tabus que podem minar o campo da saúde mental.  E por quê é importante essa conscientização?

Porque embora a compreensão da população acerca do tema esteja mudando a partir da maior difusão de conhecimento e ideias atreladas à saúde mental, o tema ainda é um tabu para muitas pessoas, motivo de vergonha. Acreditam que buscar ajuda é sinal de fraqueza ou que não estar com a saúde mental em dia é coisa de “louco”, etc.

- Advertisement -

A estabilidade emocional é tão importante quanto o bem-estar físico. Alimentar-se bem, praticar atividades físicas e cuidar das emoções são hábitos saudáveis que todos deveriam se preocupar.

Nesse período, marcado pela pandemia, torna-se ainda mais importante falarmos acerca desse assunto, tendo em vista os impactos psicológicos causados pela mesma na vida de muitas pessoas. São desafios que exigem mais atenção no âmbito pessoal, profissional, escolar etc.

 A saúde mental dos alunos merece um olhar especial diante de toda a repercussão da pandemia nesse ambiente, alterando o contato, a forma de aprender, etc.

Também no ambiente corporativo, a saúde mental dos colaboradores deve ter atenção redobrada, tendo em vista que as questões emocionais impactam na vida do profissional. Não é incomum casos de afastamento, oriundos de doenças ligadas à mente, especialmente casos ligados à depressão, stress e ansiedade.

O panorama de saúde mental é preocupante por que além dessas desordens citadas, torna-se cada vez mais frequentes outras implicações a impactam, como o alcoolismo, isolamento social, perdas recentes, traumas de infância, dependência química, dentre outros que ajudam justificar a importância do movimento janeiro branco.

Acredito que uma cultura voltada para a saúde mental no mundo, torna a humanidade mais saudável e empática.

Perceber, acolher e reconhecer a necessidade de buscar ajuda, nos coloca em um lugar de seres saudáveis, com melhor bem estar e qualidade de vida.

Não deixe o cuidado com a sua saúde mental passar em branco. Quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida!

Danieli Gugel de Oliveira Dall’Agnol

Psicóloga clínica – CRP 07/34173

Fone: (54)99635-1907

Destaques

Últimas notícias