21.3 C
Soledade
quarta-feira, 25 de maio de 2022

Crianças e o esporte

Quando falamos em esporte, estamos denominando um tipo específico de atividade física que possui características como competição, institucionalização, esforço físico e habilidades motoras específicas, padronização de espaços e regras, além da formação dos grupos. Quando analisamos o esporte em suas especificidades, podemos perceber porque ele é tão importante no desenvolvimento infantil.

O esporte, enquanto atividade física organizada, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. A partir de suas regras e condições, as crianças conseguem compreender formas de relacionarem-se com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros.

A prática esportiva infantil é capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros. Isso porque, a partir da prática de esportes, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento da coordenação motora, sendo cotado, inclusive, como agente melhorador na escrita, uma vez que permite relações mais eficientes com os objetos e limites materiais (como o lápis e a folha de papel).

É importante que pais, professores e educadores físicos estejam sempre atentos ao tipo de esporte que as crianças praticam. O esporte praticado deve ser adequado à idade, ao peso, ao sexo e ao tamanho de cada criança. Para evitar que haja qualquer tipo de sobrecarga ou prejuízo no desenvolvimento, é importante que toda prática esportiva na infância seja precedida de uma análise das condições físicas de cada criança, para procurar o esporte mais adequado às suas condições musculares, ósseas, respiratórias e cardíacas.

- Advertisement -

O ciclismo é um esporte muito bom para a iniciação esportiva de crianças tendo em vista seu caráter lúdico, por ser praticado ao ar livre,e sem a monotonia do esforço repetitivo.

Pedalar promove ganho de preparo físico rápido e não oferece riscos, quando praticados em local seguro. Por isto, as crianças precisam ter locais adequados para pedalar. Parques e ciclovias SEGURAS. Além de que seja difundido na sociedade o respeito no trânsito pelos ciclistas, especialmente quando este ciclista for uma criança.

O esporte, em especial, o ciclismo, inspira um espírito de liberdade, independência e confiança naquela que criança que o pratica, promovendo a formação de um adulto, mais saudável, resiliente, tolerante, que sabe trabalhar em grupo, criativo, proativo e … feliz.

Destaques

Últimas notícias