Empreendedorismo

Ingrediente para o sucesso

O empresário que, com persistência e dedicação, adquiriu dois supermercados


O ramo de supermercado não é uma área de fácil atuação. Tem que ter em vista a concorrência, limpeza do local, prateleiras sempre abastecidas e por aí vai. No entanto, para o empresário Edemar Brunetto, que é natural de São João da Urtiga, mas é dono de duas lojas aqui em Soledade, isso não foi um problema. “Estou no ramo de supermercados há 40 anos. Comecei em uma rede em Porto Alegre como repositor. Com o passar do tempo, fui ganhando experiência e tendo diversos cargos até chegar ao que sou hoje”.

Durante 10 anos, Edemar trabalhou na capital gaúcha e passou por muita coisa. Entre altos e baixos nas empresas em que prestou serviço, adquiriu conhecimento e decidiu se instalar em Soledade. Primeiramente abriu uma franquia da rede Nacional aqui no município, mas como o negócio não saiu exatamente como imaginava, resolveu procurar outra coisa. Edemar lembrou que mesmo passando por esse empecilho, jamais pensou em sair de Soledade. “Como já estávamos instalados aqui na cidade, os filhos no colégio e as pessoas nos receberam muito bem, optamos por ficar”.

A primeira dificuldade enfrentada por Brunetto foi encontrar um local para abrir o seu próprio mercado. “Enquanto procurava um terreno, encontrei um prédio para alugar. Através de algumas informações, cheguei até o proprietário e fechamos o negócio. O local era bom e eu sabia que o bairro Expedicionário era grande e não tinha nenhum mercado por ali. Então começamos tudo de novo, inclusive com as dificuldades aparecendo. Mas aos poucos fomos conseguindo ganhar confiança novamente”, revelou.

Por seis anos, o mercado Brunetto ficou localizado na esquina das ruas Julio de Castilhos e Minuano. “Como percebemos que o negócio estava dando certo, apareceu a oportunidade para comprar o terreno ao lado da Escola Julia Lopes. Então financiei o prédio e construí essa loja. Mesmo enfrentando alguns empecilhos, sempre tivemos o pensamento positivo, de que tudo daria certo e que conseguiríamos nos estabilizar”, afirmou Edemar.

Com uma família bastante grande, o negócio já estava ficando pequeno, por isso a opção foi ampliar. “Quatro famílias trabalhando em uma mesma loja já não funcionava mais, então surgiu a oportunidade de abrir mais uma. Fizemos outro investimento bem grande e inauguramos o segundo estabelecimento no centro, entre o Mr. Big e o Sicredi. Até agora trabalhamos sempre com os pés no chão para que tudo dê certo e para sempre honramos com os nossos compromissos, por mais difícil que seja a situação”.

Há 21 anos com seu estabelecimento em Soledade, Edemar admitiu que no início pensou em desistir. “Tivemos muitas noites sem sono, com muita preocupação, mas a minha esposa sempre muito otimista nunca desistiu e me incentivo a continuar. E hoje estamos aí. Não me imagino fazendo outra coisa. Eu gosto muito do que eu faço, tenho um bom relacionamento com as pessoas que trabalham comigo e isso faz do ambiente de trabalho muito bom”.

Quer saber o segredo para tanto sucesso? Edemar revelou: “Hoje em dia temos que ter o controle das coisas, estar sempre junto orientando e acompanhando o que está acontecendo dentro da loja. Não tem como gerenciar ficando sentado na cadeira dentro de uma sala fechada. É preciso estar presente. A concorrência é muito grande por isso temos que ter estratégias para nos manter no mercado. Temos o diferencial da nossa loja ser muito organizada e nessa concorrência agressiva, isso é muito importante e faz toda a diferença”.

Com muito orgulho, Brunetto contou que criou a esposa e os quatro filhos com o seu trabalho. Sobre aumentar ainda mais o seu empreendimento, foi cauteloso na resposta. “Por enquanto, vamos esperar um pouco. Primeiro, queremos nos estabelecer com essas duas lojas e se der certo, futuramente queremos expandir para fora de Soledade. Não pela cidade, mas porque a concorrência está muito grande e não comporta mais um mercado”, finalizou.