Empreendedorismo

Desde jovem no Campo


Nathália Berticelli Schroeder, filha de Maria Roselane Berticelli Schroeder e Ernani Schroeder, veterinária, cresceu perto dos avós, entre os animais e a lida, vendo seu avô paterno atender os bichos de forma prática e seu avô materno atendendo o gado na invernada levando-a junto ainda pequena. Isso fez com que tivesse certeza que seguiria essa profissão, visto que a família sempre trabalhou com lavoura e criação de gado.

A sucessão familiar era inevitável, sendo a mais velha das duas filhas de Ernani. Mesmo tendo recebido uma proposta de um frigorífico em Santa Maria, onde estagiou no período de faculdade, Nathália voltou para Mormaço, recebendo primeiramente o serviço de cuidar das ovelhas do pai. Apesar da paixão pelos ovinos, a Veterinária também cria gado para engorda e acompanha o serviço na lavoura.

“Pai, vou montar uma cabanha. Como sempre gostei da parte de frigorífico, vou direcionar cordeiros para abate. Comecei a criar ovinos, misturei raças, aperfeiçoando genética e então, comprei carneiros puro sangue, da raça Texel, com a finalidade de tirar cordeiros para abate”, contouNathália.O ovino da raça Texel é conhecido pela constituição corporal robusta, pela qualidade da carne e rendimento da carcaça.

Mostrando seu empreendedorismo, Nathália fez parcerias com frigoríficos da região. “A demanda que tenho hoje não suporta a procura, é pouco perto do que me pedem”, revelou.

Há muito questionamento das pessoas sobre ela ter estudado e voltado para casa, no Mormaço. “Se existe a oportunidade de ficar no interior, por que eu iria para fora? Não venço nem o serviço que tenho aqui, ou seja, há trabalho também em casa”.

“O empreendimento, seja qual for, hoje necessita coragem e tudo muito na ponta do lápis.Porém, isso não só é na questão financeira, mas no planejamento para que o custo benefício exista realmente. Como diz os mais velhos, que se tenha muito pé no chão, pois hoje em dia, além do ato de coragem de empreender, se não há controle não há retorno”, finalizou.