Empreendedorismo

Metas, foco e motivação

Características marcantes e presentes na vida do empresário soledadense


Desde muito cedo, as pessoas aprendem a ter sonhos e estabelecem metas nas suas vidas, metas, essas, essenciais para crescer e ter sucesso pessoal e profissional. Essa situação aconteceu exatamente assim para Jonas Morais. Vindo de uma família de oito irmãos, antes de morar em Soledade, o empresário trabalhava na roça. “Naquela época, meu pai tinha três alqueires de terra e, daquela propriedade, precisávamos tirar nosso sustento”.

Mesmo sem poder, financeiramente, cursar uma faculdade ou fazer algum curso profissionalizante, Jonas nunca desistiu do seu sonho de tornar-se alguém com melhores condições. E essa persistência valeu a pena. “Um dia, fui convidado pela Prefeitura de Ibirapuitã a fazer um curso gratuito de Auxiliar de Enfermagem e precisei morar na cidade. Logo após me formar, comecei a trabalhar nessa área”, contou.

Jonas revelou que quando iniciou no seu primeiro emprego, trouxe consigo uma pequena mochila e dentro dela, muita esperança. “Há 22 anos mais ou menos, quando comecei a trabalhar no hospital, vim para Soledade com apenas duas mudas de roupa, uma para o trabalho e outra para ficar em casa e um violão. Do salário inicial que eu ganhava, 80% ia para o aluguel. Fiquei assim por três messes e foi bastante sofrido”.

Mas, como persistência e determinação nunca faltaram a esse empresário, ele arregaçou as mangas e foi à luta mais uma vez. E adivinha o resultado? Arranjou outro serviço. “Numa palestra motivacional, lembro-me que falaram para termos foco e nunca desistir. Então, sempre com esse pensamento de persistir, consegui outro emprego a noite. Durante o dia, eu trabalhava no hospital e a noite, na pronto clínica”.

Sabe essas reviravoltas que a vida dá? Pois é, foi assim que a vida de Jonas deu um salto, e dos grandes. “Aquela palestra foi essencial para que minha vida mudasse, pois foi com ela que eu exercitei ainda mais a minha fé e a minha determinação. Tanto que num belo dia, caiu em minhas mãos a oportunidade de vender enxoval e eu aceitei. Com a ajuda de um fusca, eu e minha esposa vendíamos de porta a porta, no horário de folga do hospital”, explicou.

A partir daí, as coisas começaram a deslanchar. As vendas iam muito bem e o casal decidiu abrir sua primeira loja. Algum tempo depois, apenas um estabelecimento já não era mais suficiente em vista da quantidade de produtos vendidos, então, foi preciso abrir a segunda loja. “Essas conquistas vieram naturalmente, pois trabalhamos muito para isso. As nossas metas foram pensadas juntas, sempre com o apoio da família, assim como o objetivo em ter uma qualidade de vida melhor para ajudar as pessoas”.

E os sonhos não pararam com as duas lojas. Eles queriam algo a mais e isso aconteceu. Traçando alvos a curto, médio e longo prazo, estão quase finalizando a construção de um prédio, que será dele, da esposa e de seus três filhos. “Sempre pensávamos no dia, na semana, no mês e no ano para conseguir alcançar nossos sonhos. Esse empreendimento novo foi pensado a longo prazo. Compramos o terreno e planejamos exatamente como nós queríamos”.

Além de empresário, Jonas ainda é representante comercial da revista Nosso Amiguinho. Essa oportunidade, segundo ele, surgiu logo após a abertura da primeira loja. “Esse trabalho, que começou há 18 anos e que faço até hoje, tem como objetivo levar a revista e o conhecimento para as pessoas. Vamos de porta em porta levando nossa mensagem de fé”.

Lá no início da reportagem, quando Jonas disse que a palestra motivacional o fez mudar seu pensamento sobre a vida, na verdade, o fez mudar sua atitude com relação à vida. E é isso que ele e a esposa tentam passar para os folhos. “Essa motivação que eu e minha esposa sempre tivemos já vem de bastante tempo, pois meu pai sempre me ensinou a ser persistente e nunca desistir. Então, eu tento fazer com que isso passe de geração em geração”, revelou.

Ao final, o empresário afirmou estar em dúvida sobre continuar no ramo da construção civil, mas quando perguntado sobre quem é o Jonas de hoje, as dúvidas sessaram na hora. “O Jonas atual possui duas empresas de bazar em Soledade e durante a semana, sai de porta em porta apresentar a revista Nosso Amiguinho e ainda faz palestras motivacionais”.