Rural

Conhecimento e aperfeiçoamento

Agricultores participam de cursos oferecidos pela Emater/RS Ascar


Como forma de proporcionar aos produtores maiores informações e conhecimentos sobre temas específicos, a Emater/RS Ascar ofereceu dois cursos. Nos dias 28 e 29/8, três produtores de morangos, acompanhados do extensionista Ederson Garcia, participaram no CERTA (Centro de Treinamento de Agricultores), em Teutônia, do curso de produção de morangos. Já de 28 a 30/8, três agricultoras, juntamente com a extensionista Juliane Pires, fizeram no CETREN (Centro de Treinamento de Agricultores), em Não-Me-Toque, o curso sobre tortas.

Os produtores que participaram do curso de morangos puderam conferir dicas de estrutura produtiva, como tratar e evitar as pragas, saber sobre a fisiologia da planta, informações sobre colheita e pós-colheita, entre outros aspectos. As agricultoras que frequentaram o curso de bolos ficaram por dentro do histórico de bolos e tortas, além de aprender sobre higiene, código de defesa do consumidor e práticas de elaboração de bolos, camadas, recheios, montagem e cobertura.

Segundo Juliane, a realização dos cursos nesses centros específicos possibilita unir a teoria e a prática. “Além dessa aprendizagem, quem participa dos cursos ainda conta com o acompanhamento de instrutores qualificados e unidades didáticas equipadas para isso. É muito importante adquirir conhecimentos mais aprofundados em temas específicos, para quem busca capacitação profissional”.

Os cursos são realizados nos centros de treinamento da Emater, onde associados do Sicredi podem ser beneficiados com descontos valor do curso. Por meio de um convênio firmado com a Emater, a instituição repassa um percentual que pode chegar a 90% no valor da inscrição. “No valor da inscrição já está inclusa a hospedagem e a alimentação para os cursistas, além dos materiais utilizados no curso. Os seis produtores que participaram do curso pagaram apenas 10% do valor do curso”, explicou Juliane.

Para ela, o principal objetivo desses cursos é que os produtores possam buscar conhecimentos específicos sobre sua atividade de interesse. “Para isso, dispomos de um local estruturado e com profissionais qualificados no assunto. Com isso, eles podem aplicar nas suas propriedades, os conhecimentos adquiridos com a devida assistência técnica dos extensionistas municipais”, garantiu.

Para quem tiver interesse em participar de outros cursos oferecidos pela Emater, é só acessar o site www.emater.tche.br, que o nome dos cursos ofertados em cada centro de treinamento estará disponível. Para maiores informações, basta entrar em contato nos escritórios municipais. Na Emater de Soledade, o telefone é (54) 3381-1377.