Empreendedorismo

Empreendimento sob medida

A empresa que cresceu sólida e versátil como a madeira


Antigamente, antes do surgimento da tecnologia e da internet, as crianças brincavam com o que tinham. Muitas vezes, elas mesmas construíam seus próprios brinquedos e nesse processo, acabavam descobrindo que tinham talento para isso, tanto que, em alguns casos, esses criadores e inventores tornavam-se grandes profissionais.

Histórias assim são comuns de acontecer. Aqui em Soledade, por exemplo, um fato muito parecido ocorreu com Edemar dos Santos Fath, proprietário da empresa Fath Móveis Sob Medida. Em entrevista ao Jornal Informativo Regional, ele contou que desde muito novo, já tinha contato com as ferramentas do pai. “Analisando meu passado e até minha infância, lembro que gostava muito de criar meus próprios brinquedos e como meu pai era carpinteiro, utilizava as ferramentas dele. Em função de vir de família humilde e pelas dificuldades que existia, esse era um dos recursos que tínhamos”.

Após muita vontade e algumas marteladas nos dedos, Edemar percebeu que tinha talento para manusear madeira. Seu primeiro contato com esse tipo de material foi em uma empresa soledadense que produzia artefatos de madeira. “Quando surgiu a oportunidade de trabalhar naquela empresa, percebi que era um ramo que eu estava gostando. Como tive muita liberdade de criação, acabei me identificando com esse ramo e foi aí que surgiu a ideia em eu mesmo fabricar minhas próprias máquinas”, revelou.

A partir de então, o primeiro esboço para um empreendimento próprio começou a surgir. Edemar ficou na empresa por oito anos, mas nesse meio tempo, terceirizava alguns produtos em casa e já tinha criado algumas máquinas para trabalhar. “Naquele tempo, era o mercado que eu tinha disponível, então, fiquei assim por quase três anos. Depois de muitas tentativas em outros produtos relacionados à madeira, percebi que esse não era o caminho”.

No momento em que caiu a fixa, Edemar procurou ajuda e foi aconselhado pela assessoria técnica do SEBRAE sobre a linha do polo moveleiro. “Nessa conversa, ele me deu alguns nortes sobre essa área e cheguei a conclusão de que esse era o melhor caminho. Antes de largar a empresa, eu fazia alguns trabalhos na área de móveis sob medida. Então, quando decidi abrir minha própria empresa, sabia que o mercado seria arriscado, afinal, nada do que você vai fazer dará certeza de resultados positivos”.

Assim como todo empreendimento, mudanças e melhorias sempre são bem vindas. Para isso, Edemar sempre se atualiza através de cursos, palestras, até mesmo visitas em feiras e eventos, conversa com arquitetos para mesclar essas informações e aplicar em seus projetos. “Inovações e adequações são essenciais para suprir o mercado e produzir com agilidade e qualidade, por isso, ao longo dos anos, adquirimos máquinas de última geração, com tecnologia importada. Hoje, nossa empresa é estruturada com todas as máquinas adequadas para nossa produção”, pontuou.

Após muitas dificuldades na busca de parcerias, captação de clientes e fixação da marca Fath, Edemar tem orgulho em dizer que venceu, pois são 13 anos no mercado, todos de muita luta e persistência. “Muitas vezes, temos que dar alguns passos para traz até acertar e foi isso que fizemos para chegar ao patamar que estamos hoje, com uma empresa sólida e uma marca conhecida. Hoje, posso afirmar que atendemos todo o estado e fizemos isso com muita responsabilidade e capricho”.

Pensamentos sobre desistir e buscar outras áreas passaram pela cabeça de Edemar. Mas, segundo ele, foram apenas ideias, nada de concreto. Ainda bem, pois se ele tivesse partido para outro ramo, não teria tido a chance de consolidar e fortalecer sua empresa. “Pensei em desistir e procurei, inclusive, outros segmentos, mas quando estamos num caminho e começamos a repensar, chegamos a conclusão que não temos muitas alternativas. O melhor a fazer é usar esses momentos difíceis para se estruturar e amadurecer com as dificuldades”, finalizou.