Rural

Aprendendo na cidade o que é do campo


A tarde de terça-feira, 4/9, foi dia de encontro. O SENAR, em parceria com a Emater, Sindicato Rural e prefeitura municipal de Soledade realizou, no Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo, um encontro chamado Mulheres em Campo, ministrada pela Gestione Empresarial, Andrea Balbinot.

Segundo ela, o programa tem como objetivo despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais, mesmo as informais. “O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e na gestão da propriedade e ensina a planejar e a transformar uma atividade produtiva em negócio”, explicou Andrea.

De acordo com a extensionista da Emater, Juliane Pires, que também estava presente, “esse curso foi solicitado para dar sequência ao trabalho de Turismo Rural que vem sendo desenvolvido no município e também como forma de estabelecer parcerias, o que é fundamental para o fortalecimento e o sucesso das atividades desenvolvidas”, garantiu.

As turmas são formadas com no mínimo oito e no máximo 15 participantes e o público alvo do curso são mulheres e produtoras rurais com escolaridade mínima até o 5º ano (antiga 4ª série). A carga horária total é de 40 horas, dividida em cinco encontros de 8 horas, com intervalos de sete dias entre eles, onde as participantes ampliam conhecimentos e aprendem sobre os temas trabalhados.


Módulos:

Módulo 1 – Diagnóstico e Empreendedorismo - 8h

Módulo 2 - Planejamento - 8h

Módulo 3 – Custos de Produção - 8h

Módulo 4 –Indicadores de Viabilidade e Comercialização - 8h

Módulo 5 – Desenvolvimento Pessoal - 8h