Rural

Ações conjuntas em prol dos produtores de leite são debatidas entre Coagrisol e prefeitura de Ibirapuitã

Por Assessoria de Imprensa



Ações conjuntas em prol dos produtores de leite são debatidas entre Coagrisol e prefeitura de Ibirapuitã


O diretor financeiro da Coagrisol, Paulo Régis Corrêa, se reuniu na última semana com o prefeito de Ibirapuitã Rosemar Hentges e o vice-prefeito José Nicolodi Provenci para apresentar e debater ações que estão sendo feitas, bem como projetadas, com foco nos produtores de leite.


Na ocasião, Paulo Régis comentou detalhes acerca do projeto de fomento a cadeia produtiva do leite que está sendo desenvolvido pela Coagrisol. Neste sentido, a Cooperativa tem uma audaciosa meta de dobrar sua atual captação de leite, passando para 16 milhões de litros, até o final de 2019. “Estamos alinhando ações e o Poder Público é personagem fundamental neste processo de “ganha/ganha”, pois nosso projeto tem vários agentes e todos poderão ser fortalecidos com esta iniciativa. Por isso a cooperação entre todos é fundamental, e ela vai desde o campo até os nossos escritórios ou gabinetes” comentou o executivo.


PROJETO EM DESENVOLVIMENTO


A iniciativa da Coagrisol neste momento está focada em um projeto piloto, onde inicialmente nove produtores de leite, oriundos de regiões distintas da atuação da Coagrisol, estão sendo assistidos de forma integral, desde o diagnóstico das propriedades, até a orientação e assistência financeira. O projeto capitaneado pela Coagrisol também conta com participação direta do Sicredi, SENAR e CCGL. Ainda se somam a iniciativa o SEBRAE, Emater, Sindicatos e Poder Público.

Neste momento, está sendo feita a fase de diagnóstico, onde equipes técnicas multidisciplinares estão visitando as nove propriedades e mapeando cenários que em seguida serão elencados para as ações de fomento, que passam desde qualificação até modernização e acompanhamento dos empreendimentos rurais é oque explica Paulo Régis. “Nossa intenção é ampliar o número de cooperados integrados gradualmente. Neste projeto piloto também estamos contando com a receptividade dos produtores a uma série de ações que estamos desde já sugerindo. Felizmente esta confiança nos dá mais animo e aumenta nossa responsabilidade em construir resultados concretos para cada participante”. 


SONHANDO ALTO COM OS PÉS NO CHÃO


O leite hoje representa uma pequena parcela do complexo negocial da Coagrisol, entretanto, por conhecer o potencial produtor da região, a Cooperativa está focada em aumentar este volume de negócios. “ Sabemos que temos muito a evoluir, e isso está sendo feito de maneira muito responsável e comprometida com nossos cooperados. Não só no leite, mas em todas as áreas de negócios da Coagrisol, queremos que nossos cooperados saibam que estamos junto com eles, e por isso a confiança na Cooperativa é fundamental” explica o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos. 


VOCÊ SABIA ?


Em 2017, a Coagrisol realizou a coleta de mais de 8 milhões de litros de leite. Esta produção é encaminhada a Cooperativa Central Gaúcha LTDA – CCGL. Além do produtor receber valores de bonificação mediante sua entrega, um volume de recursos superior a R$ 8 milhões retorna para os municípios de cada produtor através do ICMS adicionado em virtude da industrialização do leite.