Notícias

Soledade sedia o maior evento escoteiro do RS

Por Keilly Camargo

6ª edição do Camporee Sul será realizada em Soledade


A 6ª Edição do Camporee Sul, o maior evento escoteiro do estado do Rio Grande do Sul nos últimos 20 anos, acontecerá no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz no município de Soledade, entre a quarta-feira e o domingo que vem,  dias 16 e 20/1. Esse evento reunirá representantes de 18 estados e de países próximos como Paraguai, Argentina e Uruguai, sendo uma atividade não aberta ao público, somente aos participantes.

A expectativa é que 4.000 participantes, entre jovens de 11 a 21 anos e voluntários participem, vivendo uma experiência única durante esses 5 dias. Segundo a presidente da Região Escoteira do RS e coordenadora do evento, Cristine Bohrer Ritt, o Município é beneficiado durante esses dias de Camporee. “Apesar de ser restrito, a cidade ganha bastante com esse acontecimento na parte de movimento da economia, pois o pessoal todo se alimenta aqui, todas as contratações feitas foram executadas dentro da cidade, as compras locais, onde tudo isso retorna em impostos para a população soledadense. Usaremos o Parque das Tuias, onde todos os participantes passarão um dia, empresa de ônibus para levar a todos até os locais destinados, então é uma logística bem grande. Foi escolhida a cidade de Soledade pelo Grupo de Escoteiros Ágata daqui, pela sua localização estrutura que nos proporciona e a ajuda indispensável que a Prefeitura Municipal está concedendo”.

Conforme ela, abordado pelo tema “Um Universo de Possibilidades”, o evento tem como objetivo oferecer aos jovens inúmeras opções de atividades que auxiliem no desenvolvimento de valores, novas amizades, diversão e práticas ao ar livre, nas quais serão montadas barracas (casa dos escoteiros de todo o Brasil). Ainda conforme Cristine, os jovens irão participar de inúmeras aventuras que abordam desafios em meio à natureza, oficinas culturais, esportivas, sustentabilidade, diversidade e inclusão, além da realização de atividades comunitárias em ONGs e instituições sociais do Município.

“Espera-se que através desse evento, mais crianças de Soledade participem do Escotismo, levando-o para o mundo todo. Atualmente, no mundo são 50 milhões de escoteiros, sendo 110 mil no Brasil e mais de 14 mil no RS. A estimativa é de que até 2023 o Escotismo no Brasil seja o mais relevante movimento de educação juvenil, incentivando 200 mil jovens a ser cidadãos ativos, que inspirem mudanças positivas em todo o mundo” enalteceu a coordenadora.