Notícias

STR arrecada recursos com rifa para Marcha das Margaridas

Por Informativo Regional

A Marcha das Margaridas é um evento nacional que ocorre desde o ano 2000, no Brasil, repetindo-se nos anos de 200320072011 e 2015 e acontecerá este ano novamente em sua 6ª edição. A ação é organizada pela CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e acontece em Brasília, DF, sempre no dia 12 de agosto. O STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Soledade e Mormaço também participará disponibilizando bloco da Ação entre amigos da Associação Amigas e Amigos da Marcha das Margaridas em sua sede e com integrantes para comercialização, e enviando representantes da região à capital federal.

A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista, Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores no estado da região nordeste do País, Paraíba. A primeira edição do evento reuniu cerca de 20 mil agricultorasquilombolasindígenaspescadoras e extrativistas brasileiras. O movimento é marcado pelas camisetas lilás e pelos chapéus de palha decorados com margaridas usados pelas manifestantes.

Segundo Alessandro de Miranda Gasparin, presidente do STR, o evento já é tradicional e a maior marcha da América Latina. “Sua 5ª edição reuniu mais de 80 mil manifestantes, sendo mulheres e homens, de acordo com a organização. A atividade resgata, além da valorização, a lembrança à luta de Margarida. Também, foi em decorrência dessa caminhada que a Lei Maria da Penha (11.340), hoje imposta e em vigor, teve apoio.

O evento vem para marcar a bandeira da luta das mulheres desde a Constituição Federal de 1988, da conquista do direito ao voto à aposentadoria; a igualdade para com o homem, a posse do salário maternidade e aposentadoria especial com 55 anos de idade, entre outros temas” aduziu. A Marcha das Margaridas, conforme Alessandro, acontece em 2 dias, neste ano ocorrendo em 13 e 14/8, havendo, primeiramente, uma concentração que abrange todas as circunstâncias do movimento envolvendo o trabalhador do campo por meio de palestras concernentes à Zona Rural, integração entre as mulheres e, por fim, no 3º dia ocorre a caminhada pela Esplanada dos Ministérios, no Eixo Monumental formado por um conjunto de 17 edifícios, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, até a frente do Congresso Nacional.

“Representantes de cada sindicato participam do evento e a rifa que auxiliará a custear alguns gastos próprios que a atividade gera, bem como circulará entre as comunidades para ir de encontro ao povo. Ela tem o valor de R$5 por cupom e como prêmios: 1 Volkswagen Take Up 1.0 (Nacional), 1 TV de LCD 32” (Estadual) e o colaborador responsável pelo bilhete ganhará 1 celular. O seu sorteio será no dia 24 de julho” ressaltou o presidente.

Gasparin salientou ainda, que o lema da Marcha deste ano será “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. “Alguns dos eixos trabalhados na pauta já foram definidos como o principal: Saúde Pública; Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), Reforma da Previdência etc.” concluiu.