Notícias

Inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Soledade

Por Caroline Moraes

Na quarta-feira, dia 10/4, a campanha de vacinação contra a gripe iniciou em território nacional, bem como em Soledade. Diego Vidaletti, secretário municipal da Saúde do Município, comunicou que os grupos prioritários a serem vacinados no momento são cerca de 300 gestantes e duas mil crianças de 6 meses até 5 anos de idade, 11 meses e 30 dias. Estes deverão ir até a um posto de saúde com a carteira de vacinação para realizar a vacina e sua atualização com a oferta das demais vacinas do calendário nacional de vacinação.

Para isso, eles estarão abertos como de costume das 7h 30min às 11h 30min e das 13h às 17h. Antes, segundo ele, o início da campanha se dava com a vacinação prioritária de vários grupos e crianças de até 5 anos incompletos, mas o Ministério da Saúde realizou esta alteração. Conforme o secretário, esse grupo terá até o dia 22/4 (segunda-feira) para se vacinar com as doses de forma gratuita, após isso, os demais serão prioridade: idosos, mulheres com recém-nascidos de até 45 dias (puérperas), índios, presidiários, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.

A vacina protege contra 3 tipos de vírus que circulam no país: H3N2, H1N1 e influenza B. A partir do dia 22 de abril, também podem receber as doses de graça. A expectativa é imunizar mais de 58 milhões de pessoas em todo o Brasil e, “Em Soledade, cerca de 90%, mas queremos ultrapassar essa porcentagem. No Município, 11 mil pessoas devem receber a vacina” referiu Diego.

“O dia D de vacinação na área urbana será no mês que vem, em 4 de maio, num sábado. Já o da Zona Rural, será dia 11/5” disse. Segundo o profissional, a vacina previne aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais em idosos, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes em que o vírus influenza foi identificado em laboratório.