Reportagem Especial

Mormaço continua sorrindo

Por Informativo Regional

Crianças mormacenses têm suas saúdes melhoradas através da formação de hábitos saudáveis por meio do Programa Sorrindo para o Futuro, proporcionado pelo SESC (Serviço Social do Comércio)-RS desde 2003, há 15 anos. Atualmente, uma das cirurgiãs dentistas que participa do programa é Tassianne Turela que ressaltou que  ele está em constante inovação, vem estimulando maior acesso ao tratamento odontológico através da prática do tratamento restaurador atraumático e trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas (ex. alimentação, atividade física e higiene). “Alinhado com a missão do SESC, o Sorrindo para o Futuro visa promover a qualidade de vida da população do RS. O resultado esperado do programa é a adoção de estilos de vida que promovam saúde e bem estar que perdurem ao logo da vida. Para tal, o programa atua junto a escolares do Nível da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de ensino para estimular hábitos saudáveis” disse Tassianne. Segundo ela, o programa pretende:

·         desenvolver nos alunos habilidade para higiene bucal;

·         estimulá-los a realizar escolhas alimentares saudáveis;

·         estimular os alunos a praticarem atividade física regularmente;

·         potencializar o atendimento das necessidades de tratamento de saúde deles; e

·         estimular a formação de escolas promotoras de saúde.

“O principal fator para o município de Mormaço/RS receber este prêmio, foi a parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, que realizam este trabalho em conjunto desde 2005 e que anteriormente já haviam sido destaque na mesma categoria, alcançando até 350 alunos, no ano de 2013” ressaltou a profissional.

De acordo com a cirurgiã dentista, como profissional da saúde trabalhando há 5 anos na saúde pública, e sabendo das dificuldades por muitas vezes encontradas, sente-se honrada pelo reconhecimento deste trabalho realizado com muita dedicação por ela e toda a equipe. “Também me sinto privilegiada pelo apoio do Município que sempre proporcionou os melhores recursos possíveis” salientou Turela.

Conforme ela, além de trabalhar em Mormaço, mantem seu próprio consultório em Soledade, onde atende também como clínica geral e implantodontista. ”Apesar de muitas vezes os profissionais da saúde não serem reconhecidos, são ocasiões como essa que nos mostram que nosso trabalho vale a pena, e que deve ser seguido com determinação e amor” concluiu.


CRO 22104