Notícias

Palestra para produtores de leite é promovida pela Coagrisol na Exposol 2019

Por Informativo Regional

A Coagrisol (Cooperativa Agrícola de Soledade) oportunizou na tarde de quinta-feira, 02/05, durante a Exposol, uma palestra com o tema “Bacia Leiteira – Fazer bem feito é a diferença entre ter lucro ou prejuízo”. A explanação foi focada em levar aos produtores de leite conhecimento para que estes possam aumentar a produtividade e qualidade de sua produção. O compartilhamento de saberes foi conduzido pela médica veterinária, Ângela Balen, que é instrutora do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e consultora do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A atividade aconteceu no auditório do Museu da Pedra, onde a profissional levou orientações para que o produtor possa otimizar recursos e produzir melhor. “Não temos interferência sobre o preço, que é uma pergunta sempre constante, mas, sim, poder total sobre o custo. Ou seja, o produtor tem caminhos com baixo investimento para aumentar a qualidade da sua produção, o que muitas vezes é básico, mas que exige atenção constante” enalteceu ela.

A prevenção de doenças, alimentação adequada, e o manejo básico de procedimentos são alguns dos caminhos citados. Com isso, Ângela alertou sobre a atenção que o produtor deve ter. “Literalmente, o produtor não deve inventar moda. Hoje, com o acesso fácil de informação, muitos produtores acabam se iludindo com algumas soluções milagrosas e acabam tendo prejuízo. Por isso, é sempre necessário sensatez e acompanhamento técnico próximo e constante, pois cada propriedade é uma realidade diferente”, pronunciou ela. 

Avaliando a palestra, a diretora de varejo da Coagrisol, Cynthia Gradaschi Corrêa, comentou o foco que a Cooperativa está tendo com relação à bacia leiteira, e por isso está sendo desenvolvido um intenso projeto de fomento ao setor. “Levar qualificação tanto ao produtor, como ao nosso quadro técnico, é fundamental para que possamos continuar produzindo mais e melhor. Ressalto que contamos com parceiros nesta iniciativa e temos a convicção de que este trabalho fará a diferença para milhares de pessoas, sejam eles produtores, familiares, e comunidades, pois o leite é ferramenta de giro econômico de forma permanente”, disse.

Ainda na palestra, foi realizada a entrega de cheques simbólicos devido à bonificação paga pela Coagrisol e a CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda) aos produtores que, ao longo de 2018, entregaram sua produção de forma ininterrupta. Ao todo, são mais de R$ 171 mil que estão disponíveis a cerca de 130 produtores, proporcionalmente ao volume de entrega de cada um.