Notícias

Sicredi promove mostra do PUFV na Exposol

Por Caroline Moraes

Junto à Exposol, também aconteceu a mostra pedagógica com apresentações dos portfólios dos projetos do “Programa A União Faz a Vida” (PUFV), do Sicredi Botucaraí/RS, em sua tenda no Parque de Exposições Centenário Rui Ortiz. As tardes de quinta e sexta-feira, 2 e 3/5, foram marcadas pelo encontro que contou com a presença de representantes de escolas do ensino público municipal de Soledade e região, participantes do PUFV.

O professor e coordenador pedagógico da EMEF José de Anchieta, Everaldo da Silva, declarou que os seus Anos Iniciais do Ensino Fundamental participam do Programa há três anos, já os Anos Finais do educandário, desde o ano passado. “Hoje estamos aqui participando com agentes do Sicredi Botucaraí/RS para mostrar, falar e compartilhar um pouco sobre as atividades desenvolvidas no decorrer do ano passado nele”, mencionou o prof..

“O PUFV está de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da nossa escola e com as demais instituições da rede municipal de ensino de Soledade. Suas idas a campo, a metodologia de projetos, a realização de atividades como entrevista, rodas de conversa, em que, na prática, o aluno é o agente que participa, escolhe a temática, é muito importante e coerente”, relatou Everaldo.

A EMEF Joaquim Floriano Pinto, do Espraiado, Zona Rural do Município, também participa do Programa com os Anos iniciais há um triênio e os Anos Finais há dois, segundo a sua coordenadora pedagógica, Ana Marcia Vidaletti da Rocha. “Deu super certo, foi muito bom participar e desenvolver o Programa A União Faz a Vida e queremos continuar participando dele”, disse a professora de Língua Portuguesa da escola, Emanuela Portela de Lima.

“Alguns dos temas geradores e projetos que tivemos foram água, a evolução da escola, deficiência física, mobilidade, acessibilidade, entre outros. Fizemos atividades como teatro em que eles planejaram, mobilizaram-se e executaram as atividades”, acrescentou ela.