Notícias

Sicredi promove palestra na Exposol

Temática foi resistência de plantas daninhas aos herbicidas

Por Patrese Lehnhart Rabenschlag

No último sábado, 04/05, o Sicredi promoveu uma palestra, durante a Exposol 2019, sobre o tema “Resistência de plantas daninhas aos herbicidas”. O assunto foi ministrado pela engenheira agrônoma, Dra. Catarine Markus. Ela também respondeu perguntas de representantes de entidades agrícolas. Catarine disse que a resistência se tornou um problema mundial.

Segundo ela, somente no país há 50 casos, em 28 espécies diferentes. Sobre os principais causadores do problema a professora explicou que, entre eles, está o manejo de apenas uma tecnologia. “No Brasil há 11 mecanismos principais de manejos e oito deles têm resistência. O ideal é que a gente rotacione para não causar resistência. É muito semelhante à resistência a antibióticos que acontece conosco. Além disso, é muito importante fazer a rotação de culturas”, falou.

Ela explanou também sobre o Glifosato “ele serve para fazer a dessecação, é o herbicida mais utilizado na agricultura para o preparo da lavoura antes dela ser implementada, essa é uma das ferramentas de controle, por que as plantas indesejadas vão competir com as culturas por luz, água e nutrientes”, mencionou a palestrante. Catarine, que é professora da Faculdade de Agronomia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), também comentou sobre a sua pesquisa “o tema foi os mecanismos de resistência de plantas daninhas aos herbicidas. E a principal conclusão que a gente tem são as ferramentas de manejo integrado de plantas daninhas. Então, tentaremos utilizar rotação de cultura, cobertura durante o período de inverno e integrar todos esses conhecimentos”, finalizou a Dra.