Notícias

Carteira de Projetos do Cresce RS é validada por autoridades, entidades e universidades

Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 14:09 - 05/08/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Michael Frantzeski

Por Assessoria de Imprensa

Na manhã desta segunda-feira (5), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara (PTB), reuniu o governador do Estado, Eduardo Leite, e demais chefes de poderes e órgãos do Estado, reitores, entidades e associações empresariais para apresentar a lista de projetos e ações elaborada por técnicos do movimento Cresce RS, com o objetivo de monitorar e destravar projetos e ações de desenvolvimento econômico para o Estado do Rio Grande do Sul. Todos as ações e projetos foram validados pelas autoridades presentes ao evento.

O encontro iniciou com a apresentação dos projetos elencados pelo presidente Lara e prosseguiu com a manifestação do governador Eduardo Leite e das demais autoridades. Conforme o presidente do Parlamento gaúcho, as reuniões técnicas que aconteceram no mês de julho resultaram numa lista de ações denominada Carteira de Projetos Cresce RS. Ela foi dividida em três eixos: Infraestrutura e Logística; Desburocratização e Fomento dos Bancos Públicos. Para o acompanhamento das ações de destravamento dos projetos, Luis Augusto Lara explicou que serão realizados Seminários de Monitoramento no final de agosto, no início de outubro e final de novembro de 2019. Para 2020, estão previstos seminários a cada noventa dias.

Entre os projetos que se destacam no eixo Infraestrutura e Logística, conforme Lara explanou, estão a extensão da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho; concessões rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias; andamento das obras de rodovias gaúchas; ampliação de rotas aéreas comerciais regulares; concessão de parques estaduais; avanço e expansão da geração de energias renováveis e o monitoramento da concessão de gás natural e investimento em mineração.

Quanto à desburocratização dos processos públicos, o Cresce RS aponta para o estabelecimento de licenciamento por compromisso de baixa e média complexidade ambiental, PPCI e alvarás; da evolução do status sanitário de aftosa; a melhoria ou simplificação da legislação ambiental, PPCI e transporte turismo; aprimoramento da transição da Junta Comercial para o formato digital e ações que possam viabilizar o fim da majoração do ICMS até o final de 2020.

Governador

O governador Eduardo Leite iniciou sua manifestação com a frase “Sozinhos vamos mais rápidos, juntos vamos mais longe”, para parabenizar a iniciativa da Assembleia Legislativa em promover o desenvolvimento do Estado. O chefe do Executivo ainda acrescentou que, na atual conjuntura, não há outro caminho para irmos mais rápidos e mais juntos. “Nós precisamos identificar um consenso mínimo estratégicos para que o RS recupere a condição de competitividade, de estímulo a sua economia, a confiança da sua população num futuro promissor”, afirmou.

No evento também se manifestaram o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o defensor público-geral, Cristiano Vieira Heerdt; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Iradir Pietroski; o chefe do estado-maior do Comando Militar do Sul, general de Brigada Carlos Alcântara Leite, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian; o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; a presidente do Badesul, Jeanete Lontra; o diretor do Banco Bradesco, Joel Queiroz de Lima; o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann; o representante do Lyons Club Elso Oliveira; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Ana Tércia Rodrigues; a diretora do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Maira Caleffi; e os deputados Frederico Antunes (PP), líder do governo, e Ernani Polo (PP), 1º secretário da Mesa Diretora da AL.

© Agência de Notícias

Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.