Reportagem Especial

25 anos vivendo o Direito

Por Informativo Regional

Dr. Eduardo Gralha Silva Com origem familiar no comércio atacadista, onde a família, seu avô Algemiro Gomes da Silva, seu pai David da Silva Netto e sua mãe Vitória Gralha Silva, manteve empresa por mais de 50 anos nesta cidade de Soledade, Eduardo Gralha Silva iniciou sua formação superior em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de Porto Alegre, mas também influenciado por boas amizades, o interesse na formação transcendeu e concomitante iniciou a formação em Direito na Unisinos. Concluindo e formando-se em Administração de Empresas em 1992, seguiu trabalhando na empresa familiar inclusive tendo nesta área seguido e Pós-Graduado em Marketing e Propaganda pela Escola Superior de Marketing e Propaganda – ESPM. Mesmo trabalhando na empresa familiar, o interesse pelas questões do Direito superavam e aumentavam muito além da atividade comercial, o que levou a trabalhar como Estagiário de Direito no Escritório dos Amigos fraternos Drs. Antonio Cezar Rech Lupatini (in memorian),  Claudir Cimarosti, Vilson Bicudo e Zaluar Loureiro Bohrer, fator determinante para que logo após a sua formatura em Direito na UPF Passo Fundo, em dezembro de 1994, se afastasse da atividade empresarial e iniciasse em carreira solo seu Escritório de Advocacia. Indelével, as suas origens e o conhecimento e aprendizado na formação em Administração de Empresa complementaram a sua formação em Direito, e assim definiram as áreas de interesse e atuação profissional dedicando-se exclusivamente a carreira jurídica e formação em pós-graduação em Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito do Trabalho, e Direito Processual Civil e do Trabalho. E a paixão pelo Direito só aumentava, onde inclusive influenciou e foi professor de seu irmão Adriano Gralha Silva, hoje colega e sócio da Gralha Silva Advogados Associados, sociedade onde se dedicam ao exercício profissional.


Também é Mestre em Direito pela Unisinos e atuou na carreira docente por mais de 15 anos como Professor Universitário da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, palestrando em diversas outras Instituições no Curso de Direito e participação docente em Pós-Graduações, onde marcada sua atuação tendo sido o Coordenador do primeiro Pós-Graduação em Direito de Soledade, buscando a especialização e permanente atualização jurídica da Advocacia de Soledade e Região.


Apaixonado pela Advocacia, atua como advogado militante, trabalhando na carreira jurídica a 25 anos, em nossa Soledade, Porto Alegre e região. Destaca-se também pelas especialidades diferenciadas em Assessoria Empresarial e Organização Patrimonial, com atuação junto ao Tribunal de Justiça do Estado, Tribunais Regionais Federais e do Trabalho, trabalhando também em diversos Tribunais de outros Estados do Brasil.


Junto a sua entidade de Classe - a OAB/RS, atuou como Presidente desta Subseção de Soledade por dois mandatos eletivos sucessivos, representando a classe de 2007 a 2012, mantendo-se sempre como Conselheiro Subseccional atuante na representação junto a Seccional Estadual, trabalhando na busca permanente da valorização do profissional Advogado junto aos órgãos do judiciário e a sociedade civil, e na manutenção incondicional dos parâmetros éticos de atuação profissional. Atualmente exerce a função de Delegado, onde atua junto a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS em Porto Alegre (ESA).


Marcaram a sua trajetória institucional substanciais conquistas à Advocacia, onde suas gestões à frente da OAB/RS Subseção Soledade coincidiram com as gestões do maior ícone institucional OAB contemporâneo e sempre Presidente, Dr. Claudio Pacheco Prates Lamachia, onde a amizade e respeito proporcionou a participação direta do Dr. Eduardo nas grande atuais conquistas da Advocacia, a exemplo da conquista das “férias forenses”, “não compensação dos honorários”, e na busca de honorários dignos e valorização da classe junto a Sociedade Civil.


Na sua Subseção, com uma gestão participativa e tendo a nossa atual Conselheira Estadual Dra. Claridê Chitolina Taffarel como Secretária e Vice-Presidente,  proporcionou também os avanços que hoje são desfrutados e gozados por toda a Advocacia, tendo participado diretamente na estruturação do “polo” jurídico na Rua Professor José Quintana, com as obras e novas estruturas do Fórum, Ministério Público, Justiça Federal do Trabalho, e com a implantação na sua gestão da UAA – Unidade de Atendimento Avançado da Justiça Federal em Soledade e nas instalações da Justiça Federal do Trabalho, e com a conquista junto a Prefeitura Municipal da doação do terreno para a construção da sede OAB/RS Subseção de Soledade, que hoje dá suporte à toda Advocacia com moderna e confortável instalações. 


Porém a carreira não lhe afastou das raízes, tem muito orgulho de ser filho de Soledade, assim como toda a sua família com raízes profundas nesta terra, onde mantêm aqui sua residência permanente e familiar.


É casado com Fabíola Bortolin de Lima e Silva e pai de Eduardo Gralha Silva Filho aos quais dedica a sua felicidade.