Notícias

Soledade receberá modernização da iluminação pública

Por Informativo Regional

Durante a tarde de sexta-feira, 02/08, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí/RS e Alto da Serra do Botucaraí/RS (COMAJA), expôs o resultado da tão aguardada licitação para aquisição e instalação de luminárias LED, que visa a modernização da iluminação pública dos municípios consorciados, bem como de Soledade.

O encontro realizou-se no Plenário da Câmara de Vereadores de Ibirubá/RS, e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários Municipais, assessores jurídicos e colaboradores responsáveis pelo projeto de iluminação pública em cada município.

Participaram da cerimônia de abertura as seguintes autoridades: prefeitos Municipais de algumas cidades abrangidas, presidente da Câmara de Vereadores de Ibirubá, Dácio Moraes, superintendente Administrativo e Financeiro da Famurs, Verno Aldair Müller, representante da Secretaria de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Orvalino Kuhn, presidente do COMAJA e prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral, secretário Executivo do COMAJA, João Schemmer, presidente da AMAJA e gestor Municipal de Quinze de Novembro, Gustavo Stolte, o presidente da AMASBI e líder do Executivo Municipal de Victor Graeff, Claudio Alflen.

Durante o ato, o secretário Executivo do COMAJA, João Schemmer, falou sobre todas as etapas para a realização do projeto. “Essa concretização foi possível após uma série de estudos, processos licitatórios cancelados e ininterruptas reuniões consecutivas da equipe técnica junto ao Tribunal de Contas do Estado, realizadas desde o ano de 2017. A última licitação, Edital de Pregão Presencial 07/2019, foi realizada no dia 12 de julho e, após todas as fases recursais, foi homologado no dia 23 de julho”, destacou Schemmer.

O Edital foi publicado com valor estimado global de R$ 98.883.154,94, e concluído no valor total global de R$ 64.799.982,09, visando atender, aproximadamente, 47 mil pontos de iluminação pública nos municípios das regiões do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. Observa-se uma redução do valor estimado global da ata de registro de preço de 34,47%.

“No que se refere à qualidade do produto e preço, tenho a honra de lhes dizer que, diante de todos os nossos esforços e ações, concluímos a fase licitatória com grande sucesso”, acrescentou o Presidente do COMAJA e gestor de Saldanha Marinho, Volmar.

Dentre os 29 municípios gaúchos que serão beneficiados está: Barros Cassal, Espumoso, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, São José do Herval e Soledade.

O prefeito Municipal de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, informou que a Administração Municipal deseja trocar a atual iluminação do Município por lâmpadas LED. “Para tanto, nossa cidade irá receber, nos próximos dias, uma empresa especializada nesse propósito. Entendo como muito importante a substituição delas, uma vez que isso vai melhorar a qualidade da iluminação e da segurança públicas e proporcionar economia, pois as atuais consomem muito mais energia”, falou o gestor do Executivo Municipal.

Conforme ele, este é um projeto ousado e, ao mesmo tempo, necessário para que se possa estar inserido no que existe de melhor e atual em termos de iluminação pública para se adaptar à realidade. “Este processo está 100% em andamento”, concluiu o líder.


Foto: Rádio Soledade