Notícias

Coprel Ecologia completa 15 anos

Com o amplo projeto ambiental promovido pela Cooperativa, os agricultores já recuperaram 464 hectares de mata nativa em áreas de preservação permanente

Por Assessoria de Imprensa

Com mais uma edição do projeto Coprel Ecologia, serão plantadas 27 mil mudas de árvores nativas em áreas de preservação permanente – APPs, na região de atuação da cooperativa. Este é o número de mudas que foi distribuído aos municípios participantes da 15ª edição do Coprel Ecologia, em evento realizado nesta sexta-feira (16/08) na sede da cooperativa, em Ibirubá. Além da distribuição das mudas, a Coprel entregou a premiação para as prefeituras e produtores que mais se destacaram na execução do projeto em 2018.

Ao longo dos 15 anos de realização do Coprel Ecologia, foram plantadas 515 mil mudas de árvores nativas em APPs. O sucesso da iniciativa se deve ao desenvolvimento conjunto do projeto entre a Coprel, Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, prefeituras e agricultores. A Coprel realiza a organização geral do projeto, adquirindo as mudas e estacas de madeira, disponibilizando a assessoria de engenheiro florestal, fazendo a distribuição para os municípios interessados e acompanhando o desenvolvimento das mudas plantadas. As prefeituras identificam e auxiliam os agricultores interessados em recuperar APP’s em suas propriedades. E por fim, os agricultores fazem o plantio seguindo as normas necessárias.

Os técnicos da Coprel fazem o acompanhamento das áreas reflorestadas e elaboram relatórios sobre a execução do projeto, o que garante excelentes resultados. No ano de 2018, o índice médio geral de sobrevivência das mudas plantadas foi de 97,35%. E para incentivar agricultores e prefeituras a buscar índices cada vez melhores, a cooperativa premia os melhores resultados, que são medidos a partir de diversos critérios técnicos. Confira a relação de prefeituras e agricultores que se destacaram:

Municípios Destaque: Campos Borges, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Quinze de Novembro, Selbach, Tapera e Vila Maria.

Agricultores Destaque:

Nome

Município

Índice de Sobrevivência das Mudas

Clóvis Bourscheid

Selbach

100%

Jovelino Boscardin

Vila Maria

99,8%

Antônio Celso Klein

Mormaço

99,6%

Carlos Andrino

Ibirubá

99,2%

Carlos Alberto Rubin Stefanello

Fortaleza dos Valos

98%

 

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destaca a importância do trabalho cooperativo para o êxito do projeto há 15 anos. “Acreditamos que cuidar do meio ambiente não é mais uma opção, é uma necessidade para todas as pessoas e instituições. O nosso grande diferencial é executar este projeto de forma cooperativa, proporcionando condições para que as prefeituras e agricultores sejam multiplicadores das ações ambientais oferecidas pela Coprel. A palavra-chave de todo este processo é a sustentabilidade”.

A 15ª edição do Coprel Ecologia conta com 17 municípios participantes: Campos Borges, Charrua, Ciríaco, Cruz Alta, David Canabarro, Fortaleza dos Valos, Gentil, Ibirubá, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Não-Me-Toque, Pontão, Quinze de Novembro, Selbach, Tapejara, Tapera e Vila Maria. As pessoas interessadas em participar do projeto devem procurar a Secretaria do Meio Ambiente dos municípios participantes.