Notícias

COREDE define prioridades para Consulta Popular

Por Informativo Regional

Com o objetivo de dar um norte aos R$ 742 mil destinados ao COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento) Botucaraí, referente à Consulta Popular 2019, mais uma assembleia envolvendo todas as lideranças da região foi promovida na terça-feira, 20/08, no campus da UPF (Universidade de Passo Fundo) Soledade.

Na reunião, ficou decidido que a distribuição acontecerá de forma igualitária e contemplará todos os municípios que compõem o Conselho. "Nesta ocasião, optamos pela solidariedade. A disputa da nossa região não será por recursos e, sim, por projetos", frisou o presidente do COREDE Botucaraí, Idioney Oliveira Vieira.

A escolha desta forma de rateio se deu, segundo Idioney, em virtude de que um município maior pode se mobilizar mais e deixar outro menor sem recursos financeiros. Nesse sentido, é que cada um receberá em torno de R$ 46 mil.

Mara Muniz, de Soledade; Egino Faller, de Barros Cassal e Fernando Missio, do Escritório Regional da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), foram os delegados escolhidos na reunião e que representarão a região na próxima etapa.

As lideranças de cada município presente elegeram três demandas para o COREDE Botucaraí, em que, destas, uma será eleita durante a votação:

1ª - Secretaria do Turismo; realizar inventário turístico regional, com vistas a sua integração e roteiros regionais;

2ª - Melhorar a infraestrutura no meio rural com energia de qualidade trifásica e fontes renováveis;

3ª - Aquisição de insumos agrícolas para recuperar a fertilidade do solo e, como consequência, o aumento da produtividade.

A partir de agora, o Conselho se prepara para a realização da votação da Consulta Popular que ocorrerá em todo o Rio Grande do Sul de 04 a 06/09, sendo que José Peres foi escolhido, nesta última assembleia para preparar a região neste processo de escolha.


Foto Créditos: Divulgação