Notícias

CAEES é inaugurado em Soledade

Alunos receberão assistência psicológica

Por Informativo Regional

Mais um momento marcante é bordado na história do município: a inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Soledade. (CAEES). O momento solene ocorreu na manhã do dia 5/9, quinta-feira realizado pela Prefeitura Municipal de Soledade, por meio da SMECD (Secretaria Municipal de educação, Cultura e Desporto).

Este Centro nasceu da necessidade de atuação, enquanto suporte, às ações municipais de educação especial, no contraturno escolar, de maneira preventiva no acompanhamento dos processos de formação e desenvolvimento das habilidades cognitivas do educando, por meio de intervenção pedagógica, clínica e terapêutica que auxiliem na construção de diferentes competências em articulação com profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.

O CAEES será um aparelho fundamental para que a prática da educação inclusiva, que pressupõe a integração de ações para que os educandos sejam vistos a partir de um olhar multidimensional, contemple suas diferentes necessidades de apoios e serviços para garantir a igualdade de oportunidade na escola.

O prefeito Municipal, Paulo Ricardo Cattaneo, presente na inauguração, falou que quando se trata de educação é necessário que haja investimento. “Esse projeto é fundamental para que se tenha uma educação com mais qualidade, visto que Soledade tem evoluído em um patamar muito grande nesse quesito. A educação é fundamental na formação dos seres humanos e para que as crianças de hoje se tornem os bons adultos de amanhã. Sendo assim, é necessário que elas possam dar continuidade na responsabilidade da vida pessoal e profissional de cada uma”, opinou ele.

“A base de tudo é a educação e nós não abrimos mão dessa área. Todas as pessoas merecem ter uma formação digna e, por isso, as crianças devem ter um centro especializado, para que todos possam estar no mesmo patamar. Essa é uma ação humanitária, sendo, também, um projeto que vai buscar cuidar das pessoas, por isso estamos muito felizes com mais essa conquista”, comemorou Cattaneo.

A vice-prefeita e secretária da Indústria, Comércio e Turismo, Marilda Borges Corbelini, expôs que cada aluno é único/diferente. “Alguns alunos possuem necessidades um pouco diferenciadas e especiais, sejam elas, intelectuais, auditivas, físicas, entre outras, em que eles já têm um atendimento na sala de recursos da escola em que estudam. Mas, se nós, do Poder Público, não tivermos um olhar ainda mais especial para eles, sabemos que muitas famílias não terão condições de buscar esse suporte e ajuda para que seus filhos tenham uma boa aprendizagem”, lembrou Marilda.

“Nós queremos que todas as crianças tenham um futuro promissor e uma boa qualidade vida. Já que, são essas ações que fazem a diferença na vida de cada criança do Sistema Municipal de Educação do nosso Município”, elogiou a vice-prefeita.

A secretária da Educação, Cultura e Desporto, Ádria Brum de Azambuja, acrescentou que um significado o projeto já tem só falta dar sentido a ele, algo que já está sendo construindo. “Isso tudo se deu através da mobilização de professores municipais, famílias e de alunos para que houvesse a inauguração do Centro. Desejamos que seja realizado um ótimo trabalho no local e que cada gestão que pelo Município passar, possa ajudar ainda mais a constituir algo fundamental para as crianças”, definiu Ádria.


Foto Créditos: Rodolfo Pompermaier