Notícias

De óleo a detergentes:

Projeto Soledade Limpa recolhe mais 100 litros de óleo de cozinha

Por Assessoria de Imprensa

Nesta terça-feira, 03 de setembro, o Departamento de Meio Ambiente de Soledade, fez o descarte correto de mais 100 litros de óleo de cozinha. A ação é parte projeto Soledade Limpa Responsabilidade de Todos, e vem sendo desenvolvida pela prefeitura, em parceria com a ONG Sopro da Vida. O recolhimento do óleo é realizado em 12 escolas estaduais, municipais e particular, em Soledade, além do Hospital Frei Clemente e de vários estabelecimentos comerciais.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Caroline Leite, a cada 10 litros de óleo a empresa repassa, um litro de detergente, que serão usados nas escolas que colaboraram na coleta. Segundo a diretora, através do Ecoóleo, os alunos levam para as escolas o óleo de cozinha (de fritura) já utilizado em suas residências, dentro de uma garrafa pet, que é colocada em bombonas receptoras, e posteriormente recolhida. “Em 12 locais da cidade foram colocadas bombonas onde é colocado o óleo, uma ação que deverá ser ampliada, envolvendo mais empresas da cidade”, observa. Ela cita que a iniciativa conta, ainda, com o apoio das direções de escolas e professores.

Caroline Leite, afirma que o descarte incorreto provoca uma série de prejuízos ao meio ambiente, sendo que um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. "Esse óleo descartado incorretamente contamina o meio ambiente, incluindo a água que vai para os rios, onde contamina os peixes, a fauna e a flora do nosso município”.


Foto créditos: Assessoria de Imprensa