Notícias

História será lembrada com cavalgada

Soledade receberá 27ª Cavalgada Farroupilha

Por Informativo Regional

Para relembrar, reviver e propagar a história desse chão, Soledade recebeu na quinta-feira, 29/8, à noite, os Cavaleiros Farroupilhas que vieram lançar sua 27ª Cavalgada, onde marcharão de Lajeado/RS a Soledade, rememorando o episódio histórico gaúcho da Revolução Constitucionalista de 1932 no Brasil.

O Instituto Cavaleiros Farroupilhas (ICF - entidade de caráter cívico, cultural, educacional, social e de utilidade pública), com sede em Eldorado do Sul/RS, em comitiva demarcatória, realizou em junho as visitas estratégicas de organização da demarcação da 27ª edição dessa cavalgada que viajou nos campos de oito municípios, dentre eles Barros Cassal e Soledade, em culto aos que pelearam pela Constituição.

Agora, outros Municípios rio-grandenses receberão a atenção desses abnegados ao cavalo e à história, grupo formado por profissionais de diversas áreas, homens, mulheres, crianças e jovens, que se integram, anualmente, as suas custas, com apoio de setores públicos e privados, ao evento focado na história brasileira.

Passados 87 anos do Combate do Fão, eis mais um tributo à memória do maragato General Candoca e seus homens, originários dos partidos Republicano e Libertador, que pelearam e morreram como bravos, para que o País não fosse governado, em tempo algum, sem uma constituição.

Esses filmes documentários do ICF são distribuídos com as Prefeituras às escolas públicas montarem suas filmotecas, dentro do projeto “Uma aula de história no cinema”, que tem a meta de educar proporcionando aos alunos aprenderem História e Geografia, vendo os locais aonde os fatos aconteceram e Língua Portuguesa sobre o que viram.

Assim, os Cavaleiros Farroupilhas contemporâneos, desde 1993, liderados pelo soledadense, Dorotéo Fagundes, radialista, jornalista e advogado, e João Antônio Fagundes de Abreu, produtor Rural – que já percorreram mais de cinco mil quilômetros em 26 cavalgadas estaduais, nacionais e internacionais, produzindo mais de 10 filmes e cinco livros sobre os episódios estudados e redesenhados nesses eventos, cumprirão novas missões de amor á terra, liberdade, igualdade e humanidade.

Aconteceu, também, uma reunião festiva para eles, no dia 29/8, quinta-feira, que cultuou o aniversário do ICF, com lançamento virtual do Livro Agenda Gaúcha 2020, exibindo a história do cavalo no mundo, sua chegada às Américas, no Brasil e RS, que exibe os Cavaleiros Farroupilhas, na abertura de cada mês, montando as 16 pelagens básicas do cavalo gaúcho.

Conforme o conterrâneo de Soledade, Dorotéo Fagundes, com a finalidade de resgatar a importância de Soledade no cenário municipal, estadual e nacional surgiu a ideia de relembrar e recuperar alguns fatos marcantes e esquecidos daqui, às novas gerações. “Talvez muitos não se deram conta de que eles marcaram a história da Era Vargas. Por fazer parte disso tudo sentimos muita gratidão e carinho”, reconheceu.


Foto Créditos: Édna Malaquias