Notícias

Setembro: mês de propagar o amor ao tradicionalismo

Por Keilly Camargo

Uma das épocas mais esperadas do ano, pelos gaúchos, chegou: a Semana Farroupilha. Mesmo que muitos demonstrem e cultivem seu sentimento pela tradição o ano todo, seja participando de rodeios, cavalgadas, indo a bailes, o mês setembrino é o momento de propagar o tradicionalismo gaúcho.

As entidades tradicionalistas de Soledade já estão se preparando para esse período comemorativo. É nesta época que cada CTG (Centro Tradicionalista Gaúcho) ou GAN (Grupo de Arte Nativa) é enaltecido pelas suas apresentações e eventos realizados que se caracterizam por encantar a plateia pela graciosidade de suas performances. Por isso, algumas das entidades do Município expuseram a importância dessa época.

CTG Marciano Brum

A 53ª Ronda Crioula do CTG Marciano Brum, segundo os patrões Milton e Giovana Quevedo, está sendo preparada com muita dedicação. Neste ano, a entidade escolheu como empresa homenageada a Coagrisol (Cooperativa Agrícola de Soledade), homenageado em vida, o ex-presidente do Hospital de Caridade Frei Clemente, Sebastião Avani da Silva, e In memoriam, Aldo Ângelo Vidaletti. 

“A Semana Farroupilha é muito importante para o CTG, pois trabalhamos o ano todo à espera dela. É nesse período que conseguimos mostrar todo nosso empenho e atividades desenvolvidas pelos integrantes da entidade. Por isso, estamos nos dedicando muito, procurando não deixar tudo para a última hora, para que ocorra tudo como o planejado”, aduziu Giovana.

A Semana Farroupilha da entidade abrirá na sexta-feira, 13/09. “Estamos muito entusiasmados e com grande expectativa. Queremos que seja uma das melhores Rondas do CTG já realizadas. Portanto, convidamos a todos para que participem de mais um grandioso evento do Marciano Brum, além de prestigiar mais um show que já é tradicional da entidade, o de João Luiz Côrrea”, pontuaram os patrões.

CTG 3 Coqueiros

O Centro de Tradições Gaúchas 3 Coqueiros se prepara para receber todos os tradicionalistas na sua 35ª Ronda Crioula. Neste ano, a entidade definiu como homenageado em vida, Nicácio João Maria de Lima e Vera Maria Teló de Lima, empresa homenageada, a Paradoxx Sonorizações e homenageado In memoriam, Elzira Quevedo Borges.

Os patrões, Rogério Moraes e Rozi da Rocha informaram que a Semana Farroupilha da entidade será aberta na quinta-feira, 12/09. “Estamos organizando tudo com muita intensificação, buscando promover eventos e apresentações que enaltecerão, ainda mais, o amor pela nossa cultura. Por isso, neste ano teremos novidades, como o lançamento do livro, em que nosso homenageado, em forma de agradecimento, Nicácio Lima, escreveu para o CTG, contando a história da entidade, além de um grande show com Os Serranos no dia 14/9”, lembrou Rozi.

“Para a nossa instituição, a Semana Farroupilha é fundamental, já que ela é um evento festivo da cultura gaúcha. É um período que todas as entidades tradicionalistas buscam realizar momentos que enaltecem a semana. Por isso, para nós ela significa muito, pois marca a gestão de uma patronagem, onde é exposto todo o trabalho desenvolvido no ano. Ademais, desejamos que tudo saia como o esperado e que se superem nossas expectativas”, finalizaram eles.

GAN Vaqueanos da Cultura

O Grupo de Arte Nativa Vaqueanos da Cultura também está com tudo pronto para essa época tão importante para os rio-grandenses. Todavia, conforme o patrão, Daniel Teló, a entidade possui o diferencial de não realizar sua ronda como as demais instituições gaúchas do Município. “Nossa entidade não realiza almoço e janta todos os dias durante a ronda crioula. Costumamos fazer os eventos onde os integrantes do Vaqueanos são as grandes personalidades, em que os homenageados, normalmente, são os de casa”, informou ele.

A abertura da Semana Farroupilha do GAN, abrirá no domingo, 15/09. “Esse período é maior data do gaúcho e nós tentamos, dentro da nossa casa, preservar aquilo que os antepassados nos deixaram. Sendo assim, nossa prioridade, dentro da entidade, é conservar a parte artística e cultural, com a parte de danças tradicionais que, hoje, é o nosso grande forte como a declamação, chula e o prendado regional”, ratificou Teló.

Ele disse, também, que o GAN está se preparando para receber todas as pessoas de uma forma que os eventos sejam realizados em apenas alguns dias escolhidos. “Durante a semana, temos um almoço, onde convidamos as empresas e amigos e, entre esses dias temos café campeiro. Neste ano, como novidade, teremos o recital de canto e poesia que acontece na terça-feira e todos os artistas locais se apresentam na noite, além disso, o homenageado deste ano é Vilson Guilherme da Silva Portela e família”, concluiu.