Semana Farroupilha

CTG soledadense realiza Encontro de Gaiteiros

Por Keilly Camargo

O CTG Argemiro Martins Pinto realizou durante a sua 19ª Ronda Crioula, o encontro e apresentações dos Gaiteiros do Centro Cultural de Soledade. O evento aconteceu na segunda-feira, 16/09.

Conforme o professor da oficina de gaita do Centro Cultural, Elemar Antunes Aguirre, o Alemão, 42 alunos da oficina participaram do encontro, sendo que 21 deles se apresentaram. “Eventos assim são de extrema importância, pois é mediante eles que não deixamos nossa cultura morrer. Além de que, incentivamos muitas pessoas a se inserir neste meio, e cultivar ainda mais a tradição dos gaiteiros”, salientou o professor.

Elemar destacou que, no ato, foi abordada a importância de criar novos gaiteiros, além da relevância do auxílio dos pais e responsáveis neste incentivo. “Já faz quatro anos que o jantar dos alunos de gaita do Centro Cultural ele é realizado na Semana Farroupilha. E, se depender de mim, daremos continuidade a esse evento todos os anos, em vista de que, sempre no final do ano, promovemos o encerramento das oficinas, em que os alunos se apresentam”, acrescentou Alemão.

Ele finalizou deixando um agradecimento especial a todos que participaram e colaboraram para a realização do encontro. “Gratidão à Administração Municipal, à diretora do Departamento Cultural, Thais Bedin e ao Pablo Cássio Vaz, já que essas ações são fundamentais para expormos o trabalho que vem sendo desenvolvido na oficina de gaita”, pontuou Aguirre.