Semana Farroupilha

História, legado e tradição

Por Assessoria de Imprensa

 Na manhã de domingo, 15/09, a Praça Candido Carneiro Junior foi palco de belíssimas homenagens à personalidade que dá nome a esta praça. O sempre lembrado General Candoca, e sua família, receberam um tributo à memória do líder, durante a chegada da 27ª Cavalgada Farroupilha.

 O Instituto Cavalheiros Farroupilha, percorreram 140 km, até encerrarem a 27ª Cavalgada Farroupilha em Soledade, e como demarcação do encerramento da mesma, bem como a fundação da Rota de Turismo Histórico Gaúcha General Candoca, junto a praça descerraram a placa em homenagem ao General e a este momento histórico para Soledade.

 A fundação da rota faz memória aos 87 anos do Combate do Fão e seus heróis, na Revolução Constitucionalista de 1932, a qual o soledadense Candido Carneiro Junior, mais conhecido por General Candoca, era o líder.

 Entidades tradicionalistas de Soledade e região, representantes do poder executivo e legislativo, familiares do homenageado, representantes da empresa Coagrisol, e demais tradicionalistas, fizeram-se presentes no ato.

 A vice-prefeita de Soledade, e coordenadora dos Festejos Farroupilha, Marilda Borges Corbelini, explanou a importância desse momento de resgate histórico para Soledade. “O General Candoca é um líder que não mediu esforços, lutando por aquilo que acreditava, pelos nossos direitos, como gaúcho e como brasileiro. Espero que este momento reforce ainda mais a importância da Guerra do Fão, e daqueles que fizeram pelo nosso povo”, explanou.

Além disso, a coordenadora dos Festejos Farroupilha em Soledade, Marilda Borges Corbelini, explanou que a Administração Municipal, Sicredi e Coagrisol são apoiadores no documentário sobre a valoroza Batalha do Fão, bem como sobre a vida e conquistas do General Candoca, que será distribuido para as escolas soledadenses e de todo o Estado, disseminando a cultura de nosso povo e nossas façanhas.