Notícias

Cirurgia inédita é realizada no HCFC

Por Informativo Regional

No primeiro sábado do mês, 02/11, pela primeira vez, no Hospital de Caridade Frei Clemente, de Soledade, foram realizadas duas cirurgias de reconstrução de trânsito. O procedimento se trata do fechamento de colostomia, que consiste na retirada da bolsa e a religação do intestino para a forma normal.

Os pacientes eram um homem e uma mulher, ambos do Município de Pouso Novo/RS. Trabalharam na operação, o médico soledadense, Dr. Igor Elias Gheller com equipe composta pelos profissionais, Dr. Rodrigo Weber e a anestesista Dra. Samira. Também, atuaram com maestria os funcionários da casa, enfermeiro padrão Cassiano e as técnicas em enfermagem Franciely e Caroline. Segundo o Dr. Igor, os pacientes encontram-se em franca recuperação e passam bem.

  “Após ter realizado a cirurgia, meu sentimento é de dever cumprido, pois percebi o sofrimento deles através da sensação de desconforto em que me relatavam. Portanto, participar disso é sempre uma alegria”, elogiou o Dr.

Ele explicou, também, como os pacientes chegaram à situação de realizar a cirurgia. “A mulher apresentou uma obstrução intestinal devido a focos de endometriose no intestino, que acabou saindo e obstruiu o intestino dela, e isso o perfurou, ficando com a colostomia. Já o outro paciente, teve uma complicação de uma diverticulite aguda que acabou perfurando o intestino Nisso, fizemos os procedimentos necessários para realizar mais uma cirurgia que melhorará a vida de cada um deles, pois esse tipo de situação atrapalha o dia a dia de qualquer um”, acrescentou.

Igor falou que o procedimento foi uma realização profissional. “Há dois anos, esse sonho parecia estar distante. Contudo, atualmente, podemos efetuar essa cirurgia, o que nos deixa felizes e honrados. Uma vez que, esse tipo de procedimento demora aproximadamente quatro horas, envolvendo um número grande de profissionais na ocasião”, pontuou.

Além disso, a Cirurgia de vídeocolecistectomia (vesícula por vídeo), a primeira com o material que o hospital adquiriu, foi realizada no dia 30/10/2019, sendo a inauguração da nova torre de vídeo cuja foi recentemente adquirida pelo Hospital. O equipamento é digital e de alta qualidade.

Participaram desse trabalho os médicos cirurgiões, Dr. Jerônimo Ortiz Tatim e Dr. Igor Elias Gheller, juntamente com o anestesista, Dr. Gilberto Pedro Piazza e, pela equipe da enfermagem: a enfermeira Padrão Carol e as técnicas em enfermagem, Fernanda (como instrumentadora), Carla Rocha Petrochi, Camila e Luana.

O bloco cirúrgico do HCFC está cada vez melhor e mais bem preparado, pois os profissionais, médicos e toda a equipe da enfermagem são altamente capacitados e comprometidos com o que fazem.