Artigo

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Por Assessoria de Imprensa

  • Leticia Walendorff

A pesquisa é um meio de aliar o conhecimento prático com o científico, produzindo conhecimento e tornando-se importante tanto para a formação como para o desenvolvimento acadêmico.

Nesse caso, pode-se dizer que a pesquisa é um tipo de estudo que se fundamenta em determinados caminhos (métodos e técnicas), objetivando apresentar soluções para problemas que envolvem as pessoas em suas atividades cotidianas.

Como, nos últimos anos, a pesquisa tem se tornado cada vez mais próxima da realidade acadêmica, o objetivo é evidenciar a importância de estudar a Metodologia Científica, e ter ela como uma ferramenta na produção dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, sendo um requisito básico no processo de avaliação, tendo em vista a qualidade da formação acadêmica, sendo a pesquisa compreendida como uma metodologia ativa, que viabiliza o princípio educativo no momento que ela é assumida como uma estratégia pedagógica. Atualmente, já não é mais admissível continuar desenvolvendo uma experiência pedagógica fundamentada somente no paradigma da racionalidade técnica, separando o aluno do pesquisador, o ensino da aprendizagem, a teoria da prática, distanciando a pesquisa da metodologia científica que deve ser aplicada a ela. É preciso aproximar os ganhos teóricos alcançados pelos avanços da teoria pedagógica, das práticas em desenvolvimento, concorrendo para que se efetivem o mais rapidamente possível as mudanças necessárias para assegurar a qualidade de ensino com autonomia de aprendizagem. Diante do exposto, fica mais fácil entender que a metodologia vai muito além do que simplesmente ensinar a elaborar projetos ou desenvolver um trabalho. Ela almeja levar o aluno a comunicar-se de forma correta, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos, ajudando a formar indivíduos críticos, trazendo benefícios para a sua vida pessoal e profissional.

Sendo assim, a Metodologia Científica é compreendida como uma disciplina que consiste em estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa, trazendo desenvolvimento para a ciência bem como para a sociedade como um todo, principalmente na educação.

REFERÊNCIAS

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

CERVO, A., BREVIAN, P.A. A metodologia científica. S.Paulo, McGraw-Hill, 1983.

LAKATOS, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIBÂNIO, João Batista. Introdução à vida intelectual. São Paulo: Loyola, 2001.