Artigo

A Importância da Rotina na Educação Infantil

Por Informativo Regional

- Miriane Portella


 Rotina escolar significa realizar o trabalho diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecidas e atividades diárias, organizadas da melhor forma possível nas escolas de educação infantil. Assim, o presente trabalho teve como objetivo, discutir a importância da rotina nas instituições. Sua elaboração foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, entrevistas com professores e observações. No desenvolver do estudo concluímos que na Educação Infantil, além do aspecto de organização no meio escolar, arotina promove a segurança, desenvolvimento e autonomia das crianças, sendo de grande importância desde os primeiros minutos de vida.

Um dos aspectos fundamentais para a qualidade do trabalho pedagógico na educação infantil é a rotina das crianças nas escolas infantis (creche e pré-escola) mostrar e ensinar as criançasbem cedo o quão importante ter a organização e um cronograma a seguir, pois, sabe-se da importância da sua existência na organização da instituição. Entretanto, esta não pode ser vazia, sem significado para os alunos. Tem que ser algo bom de seguir, lúdico que eles esperem pelo o momento. Não é uma tarefa fácil estabelecer uma rotina, pois para o adulto, muitas vezes, é visto como algo ruim e repetitivo. Já, para a criança,é essencial que exista uma rotina para que ela se sinta segura, possa ampliar a sua autonomia, bem como, ter o controle das atividades que irão acontecer.

A infância corresponde a um período especial, que requer atenção, onde a criança enfrentará vários desafios. O período que a criança passa pela Educação Infantil, segundo Thiessen e Beal (1998, p. 10), é muito importante para “a construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, consequentemente, de seu desenvolvimento integral e harmônico”. As autoras completam que é nesse nível de ensino que a criança começa a desenvolver suas habilidades, hábitos, atitudes e atividades psicomotoras que vão preparando-a física e mentalmente num grau crescente, que deve ser aperfeiçoado à medida que a criança se desenvolve.

Na educação infantil de 0 a 5 anos que é de tamanha importância criar hábitos e uma rotina de aprendizado, descanso, lazer e mostrar para a criança o sentido de cada coisa, com muito carinho e interesse.Aoentrar na escola, a criança expande a sua vida afetiva, pois é nas primeiras experiências com o mundo escolar,“com o novo” que acontecem descobertas e principalmente uma rotina diferente da que sempre viveu e no entrar na escola que estabelecem novas relações sociais tanto com os educadores e com outras crianças quanto com a comunidade escolar. Dessa forma, os professores e a escola devem criar um ambiente saudável para as relações sociais e para o processo de ensino-aprendizagem.

É na Educação infantil onde tudo começa, onde a criança ao sair do mundo familiar do círculo fechado,principalmente no mundo de hoje, onde a maioria das crianças não tem horário certo para nada, com o fácil acesso ao mundo virtual, que acontece uma grande mudança que é entrar no contexto escolar e construir uma rotina. Para a criança não é nada fácil no começo, mas com o decorrer do tempo tudo vai ficando normal ea rotina mais fácil de seguir.Com isto acredito que a rotina escolar não pode ser tratada de uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida, os horários e espaços determinados para a realização das ações devem ser planejadas visando favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades das crianças.

THIESSEN, Maria Lucia; BEAL, Ana Rosa. Pré-Escola, Tempo de Educar. São Paulo: Ática, 1998.

KUHLMANN Jr., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. – 3. ed. - Porto Alegre: Mediação, 2004. Primeira edição: 1998.