Notícias

Administração valoriza funcionários municipais

Município intensifica trabalhos na área da educação

Por Keilly Camargo

O funcionalismo público municipal de Fontoura Xavier tem colecionado conquistas nos últimos anos. Os benefícios foram conquistados pela Administração do prefeito José Flávio Godoy da Rosa, que em sua gestão busca a valorização dos funcionários municipais, principalmente, os professores.

Reconhecendo a atuação dos servidores, o prefeito objetiva um trabalho efetivo na área da educação. “Em um momento que há uma grande desvalorização com os professores, nós optamos por conceder o reajuste do Piso Nacional e ainda lançar um concurso público para a categoria”, disse o gestor municipal.

“Temos uma grande história na educação em Fontoura Xavier, e pensando em reconhecer o trabalho dos educadores, desde 2017 criamos uma prova que avalia todas as crianças do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Dessa forma, trimestralmente aplicamos a avaliação e ficamos sabendo como está a educação e aprendizagem dos alunos das comunidades do interior e cidade do Município”, explicou José salientando que o exame é composto pelos conteúdos que os professores aplicam durante os três meses de elaboração do teste.

Segundo o prefeito, é fundamental saber como está a qualidade de ensino nas escolas municipais. “Para nós, no primeiro ano, as crianças devem aprender a ler e escrever, sendo que até o terceiro elas têm de saber as quatro operações. Isso é algo prático, mas que estamos cobrando bastante, pois os anos iniciais são a base no desenvolvimento curricular dos alunos”, afirmou ele aduzindo que a Administração Municipal está disponibilizando turno integral para crianças de quatro e cinco anos da cidade.

Para José Flávio, o trabalho do servidor municipal é peça fundamental para a prestação efetiva dos serviços oferecidos pelo Poder Público municipal. “Por isso, nós implantamos o piso dos professores no ano passado, que desde 2012 não era executado, em que houve um aumento de mais de um milhão de reais por ano, para os 150 educadores que tínhamos no quadro. Além de que essa situação cessou os processos judiciais, pois tínhamos centenas deles, onde parte da população estava buscando o seu Piso Nacional através desse método”, argumentou.

De acordo com o gestor, o Poder Público, no mês de janeiro, já pagou os 12,84% que foram concedidos aos professores. “Também, no ano passado, criamos a previdência própria dos servidores municipais, que antes era o INSS sendo o regime geral, e agora contam com o regime próprio. Isso fará com que o funcionalismo municipal tenha um salário melhor quando se aposentarem e forem pensionistas, visto que ainda poderão continuar com IP”, ponderou Godoy.

Para finalizar, o prefeito frisou, ainda, que o regime próprio é para todos os funcionários municipais de Fontoura Xavier. “Para isso, fizemos um concurso no final de 2018, que resultou em 50 contratações de servidores, dentre eles, professores, para que tenhamos uma qualidade satisfatória na educação e Administração Municipal”, pontuou José Flávio.



Foto: Édna Malaquias