Notícias

Rodeio Internacional terá Mais Prendada Prenda

Por Keilly Camargo

Os tradicionalistas que estão prestigiando o XIII Rodeio Internacional de Soledade, podem neste sábado, 15/02, acompanhar o 1º Concurso da Mais Prendada Prenda. A atividade acontece no Museu das Pedras Preciosas, a partir das 9h.

Conforme a representante da Comissão Artística do Rodeio Internacional de Soledade, Maribel Oliveira, esse concurso sempre era realizado nos rodeios de antigamente. “Pensando nisso, eu procurei o coordenador geral do evento, Josiano Garcia, e ele apoiou a ideia. Faremos a atividade no mesmo formato em que era feito há tempos atrás, em que as entidades que participam do rodeio trazem suas prendas para integrar o concurso”, explicou ela.

Segundo a representante, o objetivo do concurso é explanar a cultura gaúcha. “Nosso principal objetivo é que tenhamos uma prenda divulgando o nosso Rodeio Internacional, para que nossa cultura não se apague, pois atrás da faixa da Mais Prendada Prenda, tem que ter muito conhecimento que é um dos alicerces raízes de qualquer entidade tradicionalista”, afirmou.

“Esse ano, temos apenas uma prenda inscrita, pois a disputa é para candidatas adultas, que tenham no mínimo 17 anos completo. Acredito que isso diminuiu a procura pelo concurso. Contudo, estamos pensando para as próximas edições mudar a idade, pois isso não acontece somente neste, já que notamos nas entidades que a categoria de prenda adulta sempre tem minoria, uma vez que a guria nessa idade possui outros objetivos”, argumentou Maribel.

De acordo com ela, a candidata terá o cargo de Mais Prendada Prenda até o próximo Rodeio Internacional. “Sendo que seu principal compromisso é trabalhar pelo pleno sucesso do evento. Divulgando e potencializando-o, e assim nos ajudando na organização do acontecimento, para que ele cresça ainda mais na parte cultural e artística”, aduziu Oliveira.

“A escolha da prenda será feita através de uma prova escrita pela parte da manhã, em que terá questões de história e geografia do Rio Grande do Sul, o folclore e tradicionalismo, além da história do Rodeio Internacional. Na parte da tarde, a candidata fará uma prova artística, em que deve escolher entre declamar, tocar ou cantar. Também, dançar uma música de salão e uma de folclore, além de uma prova oral onde ela escolherá um tema  que dentre eles são: a importância da prenda no tradicionalismo, o jovem no tradicionalismo, a importância do voluntariado e unindo gerações para construir o manhã”, informou ela.

Maribel frisou, também, que o desejo é que o concurso se realize em outras edições. “Acredito que esse foi o ponta pé inicial, e vamos repensar a idade das prendas para termos mais candidatas. Ainda que, eu faço parte há muito anos da parte cultural das entidades, e defendo muito isso, pois é uma raiz das instituições tradicionalistas, e quem prima por isso são as prendas, portanto isso deve ser valorizado”, comentou.

Para finalizar, a representante disse que a Mais Prendada Prenda ganhará uma faixa e uma joia preciosa, simbolizando a cidade de Soledade, Capital das Pedras Preciosas.