Série de Reportagens

Sobre o Município:

Especial 28 anos de Mormaço

Por Informativo Regional

Mormaço tem 28 anos, se estende por 146,1 km² e conta com aproximadamente 3.000 habitantes. Sua densidade demográfica é de 18,8 habitantes por km² no território.

Vizinho dos municípios de Victor Graeff, Espumoso e Tio Hugo, Mormaço se situa há 24 km ao Norte-Oeste de Soledade, a maior cidade nos arredores. O atual prefeito da cidade se chama Rodrigo Jacoby Trindade.

A história de Mormaço remonta ao ano de 1900. Famílias de diversas etnias se fixaram gradativamente no Município, que até então era pertencente a Soledade. Graças ao empenho dos primeiros moradores, iniciou-se o desbravamento das terras, estabelecendo-se as primeiras lavouras diversificadas e a pecuária.

Composto, sobretudo por descendentes de italianos e de alemães, Mormaço é uma cidade com belezas naturais, como o Rio Espraiado com suas ilhas e cachoeiras, e que foi batizado com esse nome por causa do tempo quente e úmido, pelo intenso calor provocado pelo sol em época de frio.

Inicialmente, o local foi chamado de “Mundo Novo do Jacuí”, mais tarde, devido ao forte calor provocado pelo sol no meio da mata fechada e, em época de frio, pelo vapor que se elevava do degelo das geadas, a esse fenômeno, deu-se o nome de MORMAÇO.

A emancipação de Mormaço ocorreu no dia 20 de março de 1992, com a assinatura da lei estadual número 9.616 que dispõe sobre a criação do Município. O processo se deu a partir da iniciativa de líderes comunitários que formaram uma comissão de emancipação e lutaram pela criação da cidade.

A comunidade mormacense é tradicionalista e preserva seus costumes e valores, realizando frequentemente rodeios e festas nas suas comunidades e CTG’s. A fé e religiosidade também são traços marcantes de seu povo que a 84 anos realiza com muito orgulho e vigor a Festa de Senhora dos Navegantes, Padroeira do Município.

Uma das grandes atrações do Município, fonte de lucro e entretenimento, é a Expomormaço- Feira Agrocomercial e Industrial, que apresenta uma programação diversificada e atrativa. O evento acontece no Parque Municipal de Eventos Wônio Koenig e Ginásio de Esportes Leandro Gehlen, com entrada gratuita do público na Feira e Shows. Conta ainda, com diversos estandes internos, bem como, com uma área externa, que é destinada ao setor agrícola, de maquinários e de alimentação.