Notícias

Sobre a cidade:

Especial 145 anos de Soledade

Por Informativo Regional

Com cerca de 30 mil habitantes e uma área total de 1.214,41 km², Soledade é uma encantadora cidade onde o Roteiro das Pedras Preciosas, a beleza da serra, dos campos e do horizonte limpo integram-se com a cultura, hábitos e traços simples de um povo acolhedor, hospitaleiro e precioso.

Soledade possui uma localização privilegiada, distante cerca de 220 km da Capital do Estado do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e situa-se num centro de convergência regional, em eu é referência para outros 25 municípios. A cidade está localizada no Planalto Médio Gaúcho, em uma região chamada Alto da Serra do Botucaraí.

Atualmente, Soledade mostra sua vocação empresarial e consolida-se no mundo dos negócios como centro industrializador de Pedras Preciosas no RS, sendo hoje, conhecida, internacionalmente, como a Capital das Pedras Preciosas.

Com um clima característico da serra, onde o branco da geada cobre os campos e congela açudes, Soledade é considerada um dos lugares mais frios do Estado. Já no verão, as águas desfilam com suavidade entre os matos como grandes espelhos que se transformam em rios e cachoeiras. Com o brilho mágico das ágatas, ametistas e citrinos, o povo soledadense constrói sua história e conquistas destacando-se no cenário internacional como polo industrial de gemas e joias, com muito trabalho e fé, fazendo desta terra, uma Terra de Gente Preciosa.

Mãos que transformam e acreditam, fazendo do trigo o pão, da erva mate o melhor chimarrão e entre churrascos e fandangos embalados por Soledade, terra de gaúcho forte, fazem da hospitalidade a identidade da nossa gente.