Polícia

Soledade abaixo de zero

Por Informativo Regional

Soledade abaixo de zero

Por Paulo Henrique Pinheiro

Foto: Paulo Henrique Pinheiro

Soledade teve a primeira temperatura negativa do ano de 2020 no Rio Grande do Sul e também a mais baixa do ano no Estado, no amanhecer da quarta-feira, 08/04. A estação Municipal do Bairro Farroupilha registrou -0,6° e a do Passo da Taipa, apontou -0,4°.

No amanhecer da quinta-feira, 09/04, novamente geada e mínima de 0° em nossa cidade. No total já são 4 geadas registradas em Soledade, variando de fracas a moderadas nas baixadas e vales do Alto da Serra do Botucaraí.

É perfeitamente normal a ocorrência de geada em abril na nossa região, variando anualmente, de acordo com o avanço das massas de ar frio. Outros fatores colaboram para que Soledade esteja entre os municípios mais frios do RS, entre eles a localização quase central no estado, o formato do relevo, a altitude e a continentalidade (quanto mais distante do mar mais frio à noite).

No que se refere às precipitações, estudos apontam que seja dentro da normalidade e quanto às temperaturas, fique abaixo da média, ou seja, outono-inverno com bastante frio, alternando com chuva e eventualmente temperaturas um pouco mais elevadas.