Empreendedorismo

Da necessidade ao empreendedorismo

A necessidade de João e Rosana residirem na mesma cidade tornou uma meta em empreender

Por Informativo Regional

Baseada em ofertar produtos de qualidade que obedecem aos critérios no processo de industrialização e resgatam o sabor dos produtos coloniais, recentemente a JB Embutidos inaugurou suas instalações em Soledade.

Ao falar acerca da origem do empreendimento, os proprietários João Batista da Silva e Rosana Ceccon Machado, aduziram que a ideia se originou em um momento que o setor da avicultura passava por dificuldades. Entretanto, conforme eles, a família de João Batista, produzia salames coloniais e produtos derivados de suínos para o consumo próprio e alguns eram vendidos para os vizinhos, pois tinham um comércio na Comunidade do Paraíso.

Nesta época, João namorava Rosana, colaboradora da Sicredi Botucaraí, que sempre residiu em Soledade. Rosana sendo de origem italiana, sempre apreciou os produtos produzidos pela família de João e sugeriu que ele fosse até Soledade vender os produtos aos conhecidos que também gostavam e apreciavam esse tipo de gastronomia. “E foi assim que tudo começou, aos poucos o pessoal foi procurando mais e mais pelos produtos e a vontade de construir uma agroindústria foi tomando forma, foram feitas pesquisas de mercado e identificamos a necessidade e probabilidade de o empreendimento se concretizar”, contou o casal.

Inicialmente, a vontade de João e Rosana era de constituir família. Para tanto, a necessidade de ambos residirem na mesma cidade tornou-se uma meta. “Soledade é uma região que ainda pode ser muito explorada em várias áreas. Optamos por direcionar e apostar nossas fichas em algo que o João já tinha conhecimento e no qual buscou cursos e aperfeiçoamento”, explicou Rosana.

“A população de Soledade e região pode contar com produtos de qualidade, que obedecem a critérios no processo de industrialização e resgata o sabor dos produtos coloniais. A empresa prima por um atendimento cordial e visa atender as necessidades e preferências de nossos clientes que são nosso maior patrimônio”, consideraram os proprietários.

Em um momento de pandemia, onde a crise e medo são notáveis, João e Rosana acreditaram no empreendedorismo e implantaram a empresa em Soledade. “A pandemia foi uma surpresa, pois estávamos programando a inauguração da empresa para meados do mês de maio do corrente ano, o que não foi possível devido à situação que todos enfrentávamos. O susto acreditamos que todos sentiram das mais diversas formas em todos os setores. Mas nossos clientes nos incentivaram a continuarmos na busca da realização de um sonho, muitas pessoas tiveram um papel fundamental, talvez não saibam o quão importante foram nesse momento de decisão, tocar em frente e encarar novos desafios”, salientou o casal.

Por fim, Rosana explicou com a JB Embutidos vem se desenvolvendo em meio a pandemia. “A empresa vem buscando parcerias com empreendedores e agroindústrias da região, buscando além de vender seus produtos, divulgar e ofertar produtos coloniais de excelente qualidade produzidos na região. Essas parcerias vêm ajudando várias famílias e mantêm a economia local nessa área sendo valorizada e aos poucos ganhando mercado”, pontuou ela enfatizando que os valores investidos no empreendimento estão programados para serem quitados durante os próximos 10 anos.


Foto: Édna Malaquias