Notícias

Ação voluntária em prol do meio ambiente

Em um trabalho voluntário, soledadenses retiram cerca de 30kg de detritos do lago Parque de Eventos Rui Ortiz

Por Keilly Camargo

Durante o sábado, 06 de fevereiro, foi recolhido cerca de 30kg de resíduos descartados irregularmente no lago do Parque Centenário Rui Ortiz, em Soledade. A ação foi liderada por Vinicius Lóss dos Santos e contou com o apoio de dois amigos.

Vinicius frequenta o parque há aproximadamente duas décadas, onde pratica atividades esportivas e de lazer. “Me sentia incomodado quando observava algo flutuando no lago. Certo dia, enquanto caminhava com um amigo e colega de trabalho, nos aproximamos da margem e percebemos que elas estavam tomadas de muitos detritos, como sacolas plásticas, tampas de garrafas, latas de cerveja, entre outros”, expôs ele.

Diante da situação, Lóss teve a ideia de fazer um pequeno mutirão e recolher tudo que fosse possível. “Chamei alguns colegas de trabalho, onde o Márcio Santos, popular “Japa” e o Neri Jr., se prontificaram rapidamente e com ajuda de ganchos e equipamentos retiramos cerca de 30 kg de detritos do local”, acrescentou.

Ao finalizarem o trabalho, os voluntários afirmam sentirem-se gratificados. “É um espaço muito utilizado e, com certeza, fica muito melhor se estiver limpo. À medida que recolhíamos os dejetos, ficamos impressionados com os diversos tipos de materiais que encontramos, como latas e garrafas de cerveja, litros de whisky, sacolas plásticas, garrafas pet, copos plásticos e até alguns tipos de recipientes que não são fabricados a mais de uma década. Concluímos que mais de 95% do que foi retirado do lago, só foi parar lá em virtude da ação humana”, pontuou Vinicius. 


Fotos: Arquivo Pessoal