Notícias

Reunião discute a implementação das PICS em Soledade

Por Assessoria de Imprensa

A prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini e o vice-prefeito, Sérgio Portela da Silva, receberam na segunda-feira, 08/02, o Deputado Federal Giovani Cherini, coordenador da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Congresso Nacional. A reunião teve como pauta, a implantação e acesso às Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica de Saúde no município de Soledade. Estiveram presentes na reunião, a secretária da Saúde, Edinara França, a secretária adjunta, Olita Camini Veiga, e alguns edis soledadenses.

O principal objetivo da reunião foi debater, juntamente com os presentes o projeto para a implementação das PICs (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) como política pública para o município. As PICs são utilizadas pelo Sistema Único de Saúde para complementar a medicina convencional, tendo como principal foco a prevenção de doenças e a integração do ser humano com o meio ambiente e com a sociedade. Atualmente 1708 municípios oferecem as PICs através do SUS, principalmente na Atenção Básica, como uma forma de prevenir doenças e também contribuir com a recuperação de pacientes.

Segundo o Deputado Federal Giovani Cherini, estas práticas são embasadas no olhar para o ser humano como um todo, considerando não só aspectos físicos, buscando a prevenção das doenças e a recuperação da saúde a partir do autocuidado, dando ênfase também à escuta acolhedora e ao desenvolvimento de vínculo terapêutico entre a pessoa atendida e o profissional de saúde. Sendo que algumas práticas são milenares e conhecidas no mundo todo, como o yoga ou a ayurveda. Outras têm origem nos saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais e a fitoterapia.

A prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, afirma que este é o primeiro passo para a implementação do Programa, e que entre os benefícios das práticas estão a reeducação em saúde, fazendo com que a população tenha uma vida mais saudável, utilize menos medicamentos, em benefício de sua qualidade de vida, prevenindo doenças, praticando exercícios físicos e mentais.

O vice-prefeito, Sérgio Portela da Silva aponta que esta é uma proposta que estava prevista no Plano de Governo da Gestão, possibilitando a população um plano de saúde preventiva. O vice-prefeito, lembrou ainda que o Deputado Federal, sempre foi um apoiador da saúde do seu município, pois Cherini como soledadense sempre deu total atenção a saúde de Soledade, além de ser um especialista na área das PICs devido ao seu conhecimento também como terapeuta holístico.

A secretária da Saúde, Edinara França afirma que este é o passo inicial e muito deve ser feito, em primeiro lugar, um trabalho com os profissionais da saúde pública de Soledade, para que depois a população acolha este projeto que busca qualidade de vida para dos soledadenses.


Fotos: Prefeitura de Soledade