Empreendedorismo

Vinícola Beneduzzi: a uva na Capital das Pedras Preciosas

Empreendimento demonstra que o cultivo de uvas e produção de vinhos em Soledade são possíveis e viáveis

Por Keilly Camargo

Quando se fala em vinho no Rio Grande do Sul, logo lembra-se da serra gaúcha, local em que iniciou o renascimento do cultivo dos vinhedos. Mas, também, há outras regiões de produção de uva que estão se destacando, onde muitos desses polos produtivos têm investimentos em vinícolas para desenvolver uvas tintas e de outras variedades.

Esse é o caso do Ibanor Beneduzzi, proprietário da Vinícola Beneduzzi de Soledade, que produz a fruta sem estar em cidades consideradas terra da uva e do bom vinho. Para investir no cultivo desta variedade, Ibanor buscou adquirir diferentes e aprofundados conhecimentos. “Aprendi muitas técnicas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e no Vale dos Vinhedos, além de palestras profissionalizantes e viagens internacionais para Alemanha e Itália”, explica.

Com um produto especial e de qualidade, as garrafas são rotuladas como vinho naturais, sem o uso de produtos químicos. “Tanto na produção do pé, quanto no manuseio, não há agrotóxicos ou produtos químicos. Usamos apenas um fungicida no combate aos fungos, que não provoca antracnose”, acrescenta Beneduzzi.

Ibanor afirma que a produção do vinho é feita na vinícola. “Quando a uva inicia a produção do grão, até o final, devemos cuidar o tempo todo para que se tenha uma fruta com qualidade melhor. Coloquei sombrite ao redor e no teto das parreiras, para não entrar mosquitos, abelhas ou pássaros. Além disso, aprendi com italianos para se fazer um vinho bom, deve ser feito apenas com a uva e ela deve estar bem madura”, aduziu.

Com a uva bordo como carro-chefe nas vendas da vinícola, Ibanor também produz a uva pinot e a niágara rosa. “Em Soledade temos um solo e clima propício para videiras, onde temos condições de produzir vinhos de qualidades, desde que haja muito cuidado na produção. Podemos sim ter uma uva de qualidade e um bom vinho para degustar em nosso município”, salienta ele.

A Vinícola Beneduzzi foi inaugurada ainda no ano passado, mas já conta com produtos de alta qualidade. “Produzimos o vinho em fevereiro do ano passado e ele já está pronto para degustação e para oferecer aos nossos convidados e clientes. Consideramos ser um vinho especial, com sabor único e de alta qualidade”, finalizou Ibanor.

A Vinícola Beneduzzi está localizada na Rua Tiradentes, n° 60, no bairro Botucaraí em Soledade. 


Fotos: Édna Malaquias