Série de Reportagens

A história da cobra gigante do Rio Jacuí

Especial 29 anos de Mormaço

Por Informativo Regional

É possível que você já tenha ouvido falar na história da cobra-gigante do Rio Jacuí em Mormaço. Lenda, imaginação ou um fato realístico. Não é possível provar, já que tal cobra nunca foi capturada ou então filmada, mas o fato é que os pescadores ficaram horrorizados com o que viram na época.

Nelsi Schroeder, uma das moradoras mais antigas de Mormaço e esposa de Osmildo Schroeder (in memoriam), um dos pescadores que afirma ter presenciado o fato, explanou um pouco sobre seu conhecimento no assunto. “Eles contavam que estavam no barco pescando, quando, de repente, grandes ondas começaram a se formar na água. Ao se aproximarem, observaram uma cobra gigante, quando correram e saíram de barco. Alguns dizem que era uma cobra muito grande, semelhante a uma chaminé de fogão, porém, outros dizem que não viram nada”, conta Nelsi.

Conforme ela, esse fato aconteceu há cerca de 57 anos e vem sendo contado e repassado de geração em geração. “Outros pescadores também contam que viram, alguns de perto, outros de longe. Mas não se sabe se realmente é verdade ou se foi apenas imaginação. Além do Rio Jacuí, também foi visto no Rio Espraiado por outros pescadores”.

Nelsi acredita que história é um fato verídico. “Acredito que não iriam contar algo se realmente não tivesse acontecido. Não sabemos se a cobra existe ou qual espécie ela é, mas na época os pescadores ficaram horrorizados com o que viram”, pontuou ela.

A comunidade realmente não sabe a veracidade do ocorrido, somente os pescadores sabem o que viram, mas o fato ou a lenda fica no ar. 


Foto: Édna Malaquias