Notícias

Município registra redução de casos do coronavírus

Espumoso

Por Informativo Regional

Nas últimas semanas, conforme o Boletim Epidemiológico diário de Espumoso, o município tem registrado uma considerável redução nos números de infectados pelo novo coronavírus.

A secretária Municipal da Saúde, Marileisa Valandro, aponta alguns fatores como determinantes para essa redução. “A Secretaria de Saúde vem trabalhando fortemente nas mídias pedindo e orientando as pessoas quanto aos cuidados. Da mesma forma, a Vigilância Sanitária, juntamente com os agentes de saúde e de endemias, vem trabalhando diariamente orientando a população em suas casas, nos estabelecimentos comerciais e em certas situações advertindo quanto aos protocolos a serem seguidos, visto que a população tem seguido as orientações e está nos ajudando. Igualmente, sem dúvidas, a imunização da população também é essencial e chega com o sentimento de esperança em dias melhores”, aduziu ela.

Marileisa destaca que o mesmo com a redução no número de casos, o município ainda tem registrado óbitos. “Analisando o histórico desses pacientes, na grande maioria são pessoas com idade mais avançada, que já possuíam alguma outra comorbidade e que em alguns casos não procuraram atendimento de imediato, o que pode ter se dado estes agravamentos no quadro. Por isso, continuamos orientando que no primeiro dia de sintoma, independente de idade, procure atendimento, para imediatamente já ser medicado com o tratamento precoce para diminuir o agravamento dos casos. Ainda, cabe destacar a escassez de insumos para atendimento em âmbito hospitalar, bem como muitas vezes a falta de acesso a este atendimento tão importante em fases determinantes do contágio. Estamos enlutadas junto as famílias que perderam seus entes queridos e que ainda ficaram com algum familiar com sequelas”, menciona a secretária.

“Nossa maior preocupação e a parte mais difícil, com certeza, é conter festas clandestinas e aglomerações. Entende-se que passado um ano de pandemia é difícil e exaustivo ter que ficar longe da família, amigos e de reunir as pessoas pra confraternizar com os momentos, mas sem dúvida é a melhor maneira de conter a propagação e transmissão do vírus. Enfrentamos dias complicados estando em bandeira preta, pois se tinha muitas restrições e a fiscalização precisava orientar, notificar e seguir a ordem do Governo do Estado, agora com mais flexibilizações, não como gostaríamos, mas mais flexíveis para nosso comércio trabalhar, seguiremos pedindo e orientando para que todos sigam os protocolos para que num futuro bem próximo tudo volte ao normal, tanto para o comércio, quanto para população. Cabe destacar que este ano ainda será voltado para os cuidados e que são essenciais, já devendo fazer parte da rotina diária das famílias. Deve prevalecer o espírito coletivo, pois a atitude individual influencia na vida de todos”, disse.

VACINAÇÃO

Até o momento, em Espumoso, já foram vacinadas 5.512 pessoas com a primeira dose  e, 1.172 pessoas com a segunda, somando um total de 6.684 entre ambas as aplicações, que geralmente chegam na Coordenadoria de Saúde nas sextas-feiras, onde o município retira-as e se organiza para dar continuidade a campanha vacinal.

Para manter controle adequado de vacinação, assim que contabiliza os dados e recebe o quantitativo de doses que será disponibilizado para o município, a Secretaria de Saúde divulga nos meios de comunicação o dia e horário para a população se organizar, realizando essas aplicações no Parque de Exposições Armídio Bertani, em forma de drive thru, para evitar aglomerações.

A secretária destaca que ainda não foi possível atingir 100% da vacinação nos idosos, porém aos profissionais de segurança pública conseguiu-se, pois o município vem seguindo todas as orientações do Plano Nacional de Imunização. “Acreditamos que, semana que vem, vamos iniciar a imunização nas pessoas com comorbidades. Esperamos receber sempre de forma pontual as doses de vacinas para fechar o esquema completo e, desta maneira, a população ficar imunizada. Assim, também, temos mais agilidade nos recebimentos das doses, antecipando a barreira protetiva e contendo a disseminação do vírus, bem como a disponibilidade da mesma para compra pelos interessados e grupos não elencados pelo governo, ou seja, que a mesma se torne acessível a todos”, destacou Marileisa.

Outras novidades também foram inclusas para propiciar mais agilidade e resolutividade nas demandas dos pacientes, como é o caso das subsecretarias, implantação de psiquiatra na rede, e a realização dos pequenos procedimentos em cada posto de saúde da cidade, tratativas para contratação de cardiologista também. “Realização de eletrocardiograma com laudo emitido na hora em todos os postos cidade e interior. O centro de encaminhamento e diagnóstico. O centro de enfrentamento ao Covid-19 que será implementado para diagnóstico, testagem, tratamento, acompanhamento e assistencialismo com reabilitação”, pontuou.


Foto: Arquivo IR