Saúde

RS recebe 190 mil doses de Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde

Também foram encaminhadas 237.250 doses da vacina Oxford/Astrazeneca

Por Informativo Regional

Chegaram ao RS, entre a noite de quinta-feira (13/5) e a manhã desta sexta-feira (14/5), em dois lotes, 190 mil vacinas da Coronavac que servirão para diminuir o déficit de segundas doses no Estado. A remessa de 127,6 mil doses já está sendo distribuído, por via aérea e terrestre, nesta sexta (14) aos municípios, para que comecem o quanto antes a imunização. As 62.400 vacinas que chegaram em voo que pousou pouco depois das 6h30 desta sexta (14) no aeroporto da capital serão distribuídas nos próximos dias. Se contabilizadas essas 62.400 vacinas, o número de pessoas que aguardam segundas doses no Estado diminui para 157.730.

"Com a chegada dessas vacinas, precisamos fazer um grande mutirão pela vacinação no fim de semana em todo o Estado. Não podemos parar um segundo sequer", afirma a diretora Ana Costa, diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do RS.

51179168300 f30f4e3918 k

... e nova remessa de Coronavac chegou em turboélice que aterrissou às 6h33 desta sexta (14/5) na capital - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Também estão sendo distribuídas nesta quinta-feira (14) 135 mil vacinas Astrazeneca, todas para a segunda aplicação de pessoas vacinadas com a remessa recebida em 24 de fevereiro, levando em consideração os três meses de intervalo entre as doses do imunizante deste laboratório. Esse quantitativo integra lote recebido na semana passada. Também chegaram ao Estado na noite desta quinta (13) 237.250 doses da vacina AstraZeneca, que ficarão reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, até distribuição posterior para aplicação em segundas doses.

Pfizer para atletas

No último lote enviado ao RS pela Pfizer, vieram 120 doses extras como doação para a vacinação (esquema vacinal completo, com duas doses) de atletas, paratletas e credenciados brasileiros que irão participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho. Além de Porto Alegre, receberam doses extras as capitais Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Em Porto Alegre, serão imunizados 52 atletas olímpicos. A vacinação está programada para começar na segunda-feira (17/5), na Policlínica Militar de Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa. As doses doadas pela Pfizer estão armazenadas em ultrafreezers da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e devem ser retiradas pela prefeitura da capital no dia da vacinação. Em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro, a vacinação dos atletas já começou.