Notícias

Município promove Dia D da Saúde

São José do Herval

Por Informativo Regional

Em ação conjunta com a Sicredi Botucaraí RS/MG, a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Herval está realizando neste sábado (17) o Dia “D” de Promoção da Saúde, na esquina entre as ruas do Comércio e Mathias Feil (Sicredi).

Na oportunidade, além da aplicação de vacinas contra a Covid-19, serão ofertadas ações que visam acompanhar a situação de saúde da população, entre elas, a verificação de pressão arterial, o teste glicêmico (para pacientes diabéticos), os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, verificação da situação da vacinal através da revisão da carteira de vacinação.

“Aproveitaremos a mobilização do Dia “C” de cooperar, que estará sendo promovido pela Sicredi, sendo o fechamento da Campanha Doação em Dobro, onde você doa alimentos e a Sicredi Botucaraí RS/MG dobra a doação. A população pode aproveitar para fazer uma doação de alimento não perecível enquanto recebe os atendimentos da equipe da Estratégia Saúde da Família.

Chamamos a atenção para a necessidade de cumprimento de protocolos de segurança contra Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscara e a manutenção de distanciamento entre as pessoas”, explica a Secretária da Saúde, Rozana Brizola.

Aquelas pessoas que devem aplicar a segunda dose da vacina contra Covid, não precisam estar presentes no local na primeira hora da manhã, pois sua dose estará garantida, desde que compareçam durante o dia para a aplicação, sendo para aqueles que tomaram a primeira dose entre 19 e 26 de abril.

“Neste momento, ainda não sabemos se receberemos vacinas contra Covid-19 para aplicação de primeiras doses no sábado, mas quando soubermos, iremos divulgar nas redes sociais. Por isso, é importante prestar atenção nas mídias oficiais do município neste período. Embora ainda sejam tempos de evitar aglomerações e eventos, a realização destas ações é de extrema importância, devido ao fato de termos diminuído o acompanhamento dos doentes crônicos em função da pandemia. Desta forma, é oferecida a opção de realizar o acompanhamento ao ar livre, de forma a diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus, desde que sejam respeitados os protocolos de distanciamento. Contamos com a colaboração e participação da população hervalense, tanto para a doação dos alimentos que serão distribuídos à nossa população carente, quanto para a participação nas atividades de promoção de saúde”, finaliza.

Em caso de chuva, será realizada a modalidade drive-thru, sem que as pessoas precisem desembarcar dos veículos.


Foto: Arquivo IR