Notícias

Coordenadoria Regional planeja ações para agricultores

Por Informativo Regional

Na manhã de sábado, 17 de julho, a coordenadora da Secretaria Regional da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Aparecida de Fátima Neves, com sede em Soledade, esteve participando do programa do Sindicato Rural de Soledade, coordenado pelo Dr. José Pedro Turela.

Na ocasião, ela esteve explanando os projetos e ações que vem desempenhando durante os três meses que está à frente da Secretaria. “Ainda estamos nos inteirando dos assuntos e trabalhos desenvolvidos pelo ex-coordenador. Para isso, conto com auxílio do secretário adjunto, Eduardo Tatim, e o Everaldo, que trabalha na parte burocrática, firmando convênios com os municípios de nossa abrangência”, explicou ela.

Acerca dos programas da Secretaria para a safra de inverno em Soledade e nos demais municípios, Aparecida enfatiza que a agricultura da região está em seu ápice. “Para a safra de inverno, temos programas de irrigação, dentre tantos outros, que vem a se somar nas lavouras. Também, temos a cedência de maquinários para os municípios, que seria para a terraplanagem, que hoje se faz necessário em virtude da empresa Vibra, uma vez que temos inúmeros agricultores investindo em aviários. Além disso, temos diversos outros programas que se enquadram nas necessidades dos produtores”, afirmou a coordenadora.

Segundo ela, até o momento, não houve procura por parte dos agricultores em relação aos programas de irrigação nas propriedades. Entretanto, a Secretaria já possui convênio firmado com os municípios de Victor Graeff e Espumoso. “Essa parceria vem dando certo e está deixando os produtores satisfeitos, pois são programas financiados pelo banco, juro baixo e incentivo da Secretaria na primeira e última parcela”, considerou.

Outro ponto enfatizado pela coordenadora foi em relação a um projeto de micro açudes, que vai beneficiar os 18 municípios de abrangência da Secretaria. “Esse programa vai contemplar nossos municípios, sendo uma forma de iniciar um incentivo para irrigação. Já encaminhei os ofícios de todos os municípios, em que cada um vai ser beneficiado com 10 micro açudes. Para isso, eles vêm, fazem um encaminhamento junto com a Secretaria, as prefeituras e acompanhado com a Emater para ver a localização do solo e analisar o local mais hábil de ser feito. É um grande incentivo para os produtores de pequeno porte”, garantiu ela.

Por fim, Aparecida mencionou a reinauguração do Parque de Remates, que está prevista para acontecer em 22 de setembro. “Ficamos felizes em saber que Soledade vai voltar com os arremates, uma atividade típica do município e que há muito tempo estava parada. Já levamos essa notícia para a secretária Silvana Covatti, que a recebeu com muita alegria e quer se fazer presente na reinauguração. Esse retorno dos arremates é sinônimo de sucesso, e nos colocamos à disposição para auxiliar no que for preciso”, finalizou ela.