Reportagem Especial

Júlio César de Quevedo Borges....

Por Informativo Regional

Um homem marca sua passagem pela força do seu trabalho e pelo legado deixado para as futuras gerações. Muitos nascem em berço esplêndido e tem a vida facilitada pela herança que recebem. Esses podem perder tudo ou multiplicar o patrimônio. Alguns recebem bens materiais que garantem vida tranquila e bens para serem partilhados, já outros, não tem a mesma sorte na materialidade, mas recebem um quinhão que não se iguala, são exemplos, valores, ensinamentos e educação que ninguém tira, não diminui, não perde e só multiplica.

Honestidade, caráter, empatia e seriedade são riquezas imutáveis e incomparáveis, amealhadas por poucos, que tiveram berço, origem e muito trabalho. Júlio César de Quevedo Borges, integra esta grei, que tiveram que abrir caminhos, afastar obstáculos, construir pontes, suar nas jornadas e sentir o peso da responsabilidade e do compromisso, muito cedo, no limiar da vida.

Ainda menino em Soledade, trabalhou na Rádio Cristal, depois integrou a equipe do Tabelionato, no Cartório do seu padrinho Júlio Bohrer, continuando no Cartório de Protestos com Vitório Beuren. Casou cedo e foi. Na busca de novos horizontes, rompeu o cordão soledadino e partiu para Porto Alegre, que nem conhecia, para escrever a sua própria história.

Na capital trabalhou na Assembleia Legislativa onde iniciou como assessor do Deputado Francisco Sérgio Turra, em cujo gabinete, iniciou um trabalho político que lhe exigiu muita dedicação, estudos e esforços, mas lhe compensou com realização pessoal e profissional. Pelo seu esforço diário, a nossa região passou a ter um dedicado representante, e conquistou espaço, dignidade política e representatividade. Nenhuma demanda ficou sem atenção e desdobramento, nenhum projeto foi sepultado em gavetas e nenhuma aspiração deixou de receber a atenção merecida. Entrega para o Julinho Borges que ele resolve.... Esta era a recomendação de prefeitos, secretários, vereadores ou lideranças da grande Soledade que a ele confiavam seus pleitos.

Da Assembleia foi para a assessoria do Diretório Estadual, onde dividiu espaço com os maiores líderes políticos do estado. Pelo trabalho em campanhas memoráveis, foi indicado e assumiu na Casa Civil e no Palácio Piratini. Por convite especial, integrou os quadros do DAER, onde foi assessor da Diretoria Geral, tempo em que, muito por sua intervenção, a região recebeu muitos dos sonhados trechos asfálticos, que a decênios estavam esquecidos nas gavetas da burocracia.

Numa pausa da atuação política, cursou o ensino superior, concluindo o curso de Corretor de Imóveis, ramo em que atuou por um certo tempo. Chamado pelo presidente Celso Bernardes e convidado pelo Deputado Adolfo Brito, voltou a vida política, como assessor do seu Gabinete.

Presença constante e permanente na vida regional, Júlio César é conhecido e amigo de gestores, vereadores, líderes políticos e comunitários da maioria dos municípios do Alto da Serra, onde tem trânsito fácil e comunicação permanente, independentemente de colorações políticas e partidárias.

Casado com Andressa Landim, conhecida como a “Socióloga do BEM”, também ativista e comprometida com a sociedade! Esta vida inteira dedicada a servir o Rio Grande, Soledade e toda a região do Alto da Serra do Botucaraí, fazem dele uma pessoa diferenciada e digna de ser lembrada e reverenciada. Por justiça e merecimento merece o aplauso, o carinho e reconhecimento de todos...

DEPOIMENTOS

Ernani Schroeder – Ex-prefeito de Mormaço

“Conheci o Julinho no ano de 1993, quando ocorreu a emancipação do município de Mormaço, na condição de prefeito municipal, ocasião em que se iniciava uma longa batalha pelo asfaltamento da VRS-814 que liga Mormaço à BR-386. Neste período, Julinho assessorava a Diretoria Geral do DAER em Porto Alegre, sendo uma pessoa extremamente competente, transparente e comprometida com as causas da região. Sempre foi um exímio articulador e facilitador político nos trâmites que envolviam nossos pleitos, não só de Mormaço, mas de toda a região. Julinho foi fundamental na execução do projeto, na licitação e posteriormente na obra do asfaltamento de Mormaço, tendo uma participação muito ativa em obras regionais, como a ligação à Barros Cassal, atual BR-471, e o asfaltamento entre Soledade e Espumoso por meio da RS-332. Por esses e por tantos outros benefícios, Soledade e região estão de parabéns por ter em seus quadros uma pessoa como o Júlio César Borges”.

Adolfo Brito – Deputado Estadual

“Como deputado estadual que possui sete mandatos, na qualidade de presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa Gaúcha, sendo um dos legítimos representantes de Soledade e dos demais municípios do Alto da Serra do Botucaraí no Parlamento Gaúcho, queremos homenagear o nosso colega, Júlio César de Quevedo Borges, no momento em que começa a fazer o retorno para sua terra, depois de muitos anos de trabalho, em Porto Alegre. Seja como Chefe de Gabinete da Diretoria Geral do DAER,, da Secretaria dos Transportes, Casa Civil, na Executiva Estadual do Partido e mais recentemente, junto ao nosso Gabinete e Comissão de Agricultura, sempre auxiliou muito, em várias ações, para levar o asfaltamento de rodovias, além de outras tantas obras e benefícios, tanto para Soledade, como para os demais municípios dessa importante região. O Julinho merece ser homenageado e temos certeza de que ao chegar mais perto da sua cidade natal, da região toda e dos seus, continuará lutando, trabalhando e se dedicando, como sempre fez até aqui. Abraço forte e fraterno”.

Célio Luís da Cunha – Presidente do Poder Legislativo de São José do Herval

“O Júlio desenvolve um ótimo trabalho enquanto assessor parlamentar, sempre disponível e prestativo para auxiliar no que for necessário. No mandato passado, consegui várias agendas em Porto Alegre através dele, que não mediu esforços para me auxiliar nessa questão. Por isso, parabenizo o grandioso trabalho que constantemente se dispõe a fazer e agradeço pela amizade e parceria de anos”.

Edson Schroeder (Cepo) – Vereador de Mormaço

“Além de ser uma pessoa muito querida, o Julinho e sua família possuem uma ligação muito forte com Mormaço, pois sempre foram grandes parceiros do município. Desde a emancipação da cidade, ele era o nosso porto seguro na capital do Estado, onde tivemos que aprender a administrar o município e precisávamos de alguém que tivesse essa experiência para ajudar, e o Julinho era a pessoa que nos auxiliava em todas as demandas. Quando esteve atuando no DAER, participou ativamente na questão da ligação asfáltica da nossa VRS-814, onde esteve inserido desde as primeiras negociações até a efetivação da obra. O Julinho e sua esposa Andressa estão sempre prontos para nos ajudar, são pessoas incríveis, que só temos a agradecer. Eu e minha esposa temos um carinho enorme pelas pessoas que são, pois além de serem grandes profissionais também são grandes amigos pessoais”.

Arlindo Emmel – Coordenador da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa Gaúcha

“Durante meus 26 anos de atuação em Porto Alegre, junto à Assembleia Legislativa, tive a oportunidade, o prazer e a satisfação de conhecer o Júlio César de Quevedo Borges. Seja nos bastidores ou na linha de frente, mesmo atuando em importantes órgãos governamentais, Julinho sempre demonstrou o amor por sua terra Soledade e por sua região, tendo papel relevante no encaminhamento das decisões que levaram tantos benefícios para Soledade, como para os demais municípios do Alto da Serra do Botucaraí. Nos últimos sete anos, tive o privilégio de tê-lo como colega e amigo de todas as horas, onde pude acompanhar mais de perto o seu esforço, o seu trabalho e a sua dedicação para atender os anseios e pedidos de toda a região. O amor e os esforços que Julinho coloca em tudo que faz, são dignos de respeito. Com certeza, por isso tudo que já fez, agora, em que se prepara para ficar mais perto dos seus, é digno por receber, merecidamente, todas as homenagens”.

João Luiz Corrêa – Músico Tradicionalista

“O Juquinha, como é carinhosamente conhecido, além de ser meu conterrâneo, sou conhecido da sua família há muitos anos, e ele tem o perfil de uma das pessoas mais sensatas do planeta porque procura atender a todos da melhor forma possível. Desde que o conheci, continua sendo a mesma pessoa, e isso são poucos que conseguem. Ele é uma pessoa que pelo cargo que ocupa na região, trabalhando muito com a política, consegue ter um prestígio imenso, sempre fazendo seu trabalho com responsabilidade. Como ser humano, não tenho palavras para descrevê-lo, pois é uma pessoa espetacular, querido por todos. Na assembleia, onde trabalhou, só recebeu elogios e isso é um patrimônio para um cidadão, ao ser reconhecido por todos. Por isso, parabenizo-o pelo trabalho que desempenha e pela pessoa que és, pois é muito importante termos pessoas como o Júlio na nossa sociedade, com ética, responsabilidade e sendo pessoas do bem”.

José Nicolodi Provenci – Prefeito de Ibirapuitã

“Há quatro anos conheci o Julinho, quando estava na função de vice-prefeito e havia ido visitar o Gabinete do deputado Adolfo Brito. Tenho dito que é o gabinete em que nos sentimos em casa. E o Julinho também sempre prestativo nos auxiliou muito em nossas demandas pela capital do Estado. Por certo, um assessor que veste a camisa das causas do nosso amigo e deputado Brito”.

Alessandro Nunes da Costa – Coordenador da 25ª CRE

“Amigo, parente Julinho Borges, grande pessoa, personalidade importante de Soledade e Região, sempre pronto para lutar por recursos e ajudar pessoas independente de partido. Meu reconhecimento por seus quase 40 anos trabalhando em várias esferas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa. Gente que faz! Meu agradecimento pela amizade e companheirismo”.

Rudinei Borges Telles – Comandante da Brigada Militar de Mormaço

“Meu prezado amigo ‘Juquinha’, pessoa por quem possuo tamanha estima e respeito, sem levar em conta os laços familiares que nos unem. Minha admiração se dá pelo ser humano que és, responsável, caridoso, irretocável em honestidade, franqueza e caráter, pois tens demonstrado tudo isso ao longo de sua trajetória, sempre solícito e atento aos problemas da nossa Soledade e região, sendo um elo de ligação para todos aqueles que se deparam com alguma dificuldade e procuram uma solução. Ele não mede esforços para, de alguma forma, mesmo que as vezes, não se consiga uma resposta imediata, mas sempre ensinando e orientando em qual o melhor caminho a percorrer para a solução do problema. Uma pessoa com vasto círculo de amizades, justamente por ser como é, merece em muito, essa homenagem, pois estamos em uma época difícil, em que precisamos valorizar mais os sentimentos de empatia e respeito, que hoje, me parecem meio esquecidos. Receba todos os louros, meu amigo e concunhado, pelo reconhecimento e homenagens que hoje recebes, que nada mais é do que a demonstração do que não somente eu, mas todos os que tem o prazer de desfrutar da tua amizade realmente sentem e provavelmente corroboram comigo no que aqui afirmo”.

Récio Cappelari – Vereador de Soledade

“Conheci o meu amigo Júlio César Borges ainda na juventude, quando em Porto Alegre ele foi trabalhar para o deputado Francisco Sérgio Turra, e lá trabalhava junto com meu irmão Roni Cappelari. Desde aquela época, em meados de 1985, nós começamos uma amizade meio distante, mas não deixou de ser amizade pelo conhecimento anterior que as famílias já tinham em Soledade. Ele prosseguiu trabalhando nos poderes públicos estaduais, assim como o meu irmão. Posteriormente, Julinho desempenhou funções no executivo estadual e veio a trabalhar novamente com meu irmão, para a minha felicidade e da nossa família, no gabinete do atual deputado Adolfo Brito, onde ambos permanecem ligados. Fora isso, nossa amizade foi aumentando e vendo a preocupação e prestação de serviços efetivada pelo Julinho, auxiliando Soledade e as demais cidades da nossa região, fomos crescendo e aproximando a nossa amizade. Junto a isso, a minha esposa tendo grande amizade com a esposa do Julinho, acabamos ficando compadres, onde o Julinho, para minha felicidade, é padrinho do meu filho João Vicente. Só tenho a agradecer ao Julinho que me ajudou muito na minha campanha para vereador e eu devo muita gratidão a ele, que é uma grande pessoa e merecedor de todas as homenagens possíveis”.

Samir Lamaison – Vice-presidente do PP de Soledade

“O Julinho é um progressista de DNA e um grande lutador de partido e de ações proativas para o seu município, estado e país. Sempre se dedicou a ações que contribuam para com a nossa sociedade, sendo um articulador e esforçado. Temos muito a elogiá-lo pela participação como progressista, como um excelente contribuinte junto às boas políticas locais, regionais e estaduais. O Julinho merece todo o elogio que um progressista possa abranger, pela fidelidade, pelo empenho e confiança”.

Fabiane de Vargas Bittencourt – Delegada da 24ª Região Policial

“O Júlio é uma pessoa de um coração enorme. Está sempre disposto a ajudar a todos que estão à sua volta e a buscar, através do seu engajamento político, melhores condições para Soledade e região. Tenho muito orgulho em poder contar com a sua amizade”.

Ilo Finatto – Presidente do PP de Fontoura Xavier

“O Julinho é uma pessoa maravilha, um homem muito competente, que gosta de ajudar e está sempre pronto para auxiliar as pessoas. Conheço ele há muitos anos e sei o quanto se dedica para atender a todos de modo especial, não só em Soledade, mas em toda a região. O Julinho é um amigo muito importante, honesto, sério e trabalhador. Por isso, parabenizo-o pela pessoa que és e pelo trabalho que desenvolve em todos os municípios”.

Roberto Guterres Silveira – Coordenador do Escritório Político no RS

“O Julinho é uma pessoa muito especial porque há mais de 37 anos labuta em prol das pessoas que vivem nos municípios da região de Soledade, de onde é oriundo. Ele se movimenta todo esse tempo em prol das pessoas, por meio do Partido Progressistas, a quem devota a sua vida e labora todo esse tempo. É uma pessoa muito especial, tanto que carinhosamente é conhecido por Julinho, sempre contribuindo muito, com um esforço hercúleo para que possa atender todos os reclames e demandas que as pessoas pedem a ele. O Julinho tem uma trajetória e história muito bonita no partido e fora dele, em prol das pessoas, a quem nós vivemos um momento muito conturbado no nosso estado e país, onde mostra-se que as pessoas tem pouco valor, e essa não é a visão que ele nos passa e não é as atitudes que ele nos demonstra. Ele nos demonstra uma seriedade e preocupação com todas as pessoas, independente das suas cores partidárias. Esse é o Julinho, a quem a gente respeita muito porque ele se impõe pelo trabalho e dedicação em prol do outrem”.

Melissa Leandro Timm – Comissária de Polícia

“Há exatos dezoito anos cheguei em Soledade e não demorou muito para ouvir falar de Julinho Borges e de sua família. O Julinho dedicou sua vida para ajudar Soledade e cada um de deus habitantes. A minha história com Julinho Borges começou há aproximadamente cinco anos, quando ele se tornou marido da minha amiga e irmã Andressa Landim. E dessa amizade que se completou tivemos o prazer de tê-los como nossos compadres, padrinhos de João Vicente. Eu não tenho como descrever o amor e dedicação que ambos têm com nosso pequeno, que simplesmente é doente por seu padrinho Julinho. E isso prova mais do que tudo a bondade deste homem que onde anda espalha seu coração, sua alegria e seu amor. Te amamos meu compadre”.

Luis Martins da Cunha – Vice-prefeito de São José do Herval

“Quem conhece o Julinho e tem o prazer de conviver com ele sabe da pessoa íntegra e honesta que é. Sempre pronto para ajudar e trabalhar para atender os anseios da população de Soledade e região. Só tenho a reconhecer e parabenizar pela pessoa e profissional que és, sendo um exemplo para todos através de suas condutas e ações. Parabéns pelos seus quase 40 anos realizando sonhos de muitas pessoas e atendendo às demandas de nossa região”.

Airton Zandonai – Presidente do PP de Ibirapuitã

“Eu conheço o Julinho há vários anos, uma pessoa de muito caráter, comunicativo, competente e responsável. Ele sempre nos ajudou e ajuda, intermediando sobre diversos assuntos ligados à administração pública. A partir do momento em que foi trabalhar com o deputado Adolfo Brito, que apoio há muito tempo, nos aproximamos ainda mais. Sempre solícito e comprometido com a região, nunca ‘nos deixa na mão’ ou sem resposta. O Julinho Borges é uma pessoa do bem, que representa muito bem a nossa região”.

Kaissar Mansour – Advogado

“Fazem cerca de 20 anos que conheço o Julinho, uma pessoa formidável, muito dedicada no trabalho, sempre prestando serviços na nossa região. Na área legislativa, sempre que lhe foi solicitado, ele teve um bom desempenho na Assembleia Legislativa. Eu tive mais afinidade com ele quando começou a trabalhar como assessor do deputado Adolfo Brito, e é uma pessoa ímpar, onde junto com a esposa, estão sempre em busca de melhorias para Soledade e região. Ele foi um dos integrantes da Executiva quando eu era presidente do Progressistas de Soledade, e prestou um serviço exímio”.

Hélio Lodi – Empresário

“O Júlio é uma pessoa muito querida, um amigo muito especial, dinâmico, competente e versátil. Ele é um ser humano sério, honesto, desprendido e focado no seu trabalho e ofício. Minha consideração e apreço pelo Júlio é notável, e a nossa amizade é muito grande, pois ele é uma pessoa que é exemplo para todos nós, de profissional, ser humano e amigo”.